Senado analisa projeto que reconhece quadrilhas de festas juninas como patrimônio cultural do Brasil, após aprovação na Câmara dos Deputados.

O Senado Federal está prestes a analisar um projeto de lei que reconhece as quadrilhas de festas juninas como uma manifestação da cultura nacional e patrimônio imaterial do Brasil. Aprovado pela Câmara dos Deputados no final de 2023, o Projeto de Lei 1.227/2023 aguarda as comissões responsáveis pelo Senado para dar continuidade à sua análise.

O autor do projeto, o deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB), ressalta a importância histórica das festas juninas no Brasil, destacando sua origem no século 19 com influências da Coroa Portuguesa. A dança foi gradualmente adaptada ao longo dos anos, tornando-se uma celebração significativa nas áreas rurais, servindo como agradecimento pelas colheitas e homenagem aos santos católicos, como São João, São Pedro e Santo Antônio. O deputado ressalta que, além do Carnaval, as festas juninas são uma das celebrações mais populares no país, movimentando o mês de junho e julho, especialmente no Nordeste, gerando emprego, renda e beneficiando diversos setores ligados à manifestação cultural.

No ano passado, o Senado já havia reconhecido as festas juninas como uma manifestação da cultura nacional, através da aprovação do Projeto de Lei 943/2019, que foi sancionado em abril de 2023 pela Lei 14.555. Esta iniciativa reforça a importância de preservar e valorizar as tradições culturais brasileiras, garantindo o devido reconhecimento e proteção legal às festas juninas.

A decisão do Senado em analisar e possivelmente aprovar o projeto de reconhecimento das quadrilhas de festas juninas como patrimônio imaterial do Brasil é um passo importante para a valorização e preservação dessa importante manifestação cultural que faz parte da identidade do povo brasileiro. É essencial que as autoridades reconheçam e protejam as tradições e expressões culturais que enriquecem a diversidade do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo