Rumo Logística avança na construção da ferrovia de 730 km em Mato Grosso: primeiros quilômetros de trilhos são inaugurados

A ferrovia estadual de 730 quilômetros que ligará importantes polos do agronegócio de Mato Grosso teve início de suas obras neste mês. Anunciada em novembro de 2022, a obra da Rumo Logística, maior concessionária ferroviária do país, está estimada em um investimento de pelo menos R$ 15 bilhões.

Os primeiros quilômetros de trilhos foram concluídos em fevereiro, contemplando a linha tronco (principal) e uma linha auxiliar em Rondonópolis. Esses trechos serão fundamentais para o transporte dos materiais necessários para a continuidade da construção.

Além dos primeiros quilômetros de trilhos, um viaduto já foi construído e trechos da ferrovia estão em processo de terraplanagem. O projeto completo da ferrovia inclui a construção de 22 pontes, 21 viadutos, 2 quilômetros de túneis e 11,5 quilômetros de pontes.

A primeira fase da obra, que ligará Rondonópolis a Campo Verde, terá 211 quilômetros e deverá ser finalizada em três anos, com um investimento que pode chegar a R$ 4,5 bilhões. Esta fase contemplará dois trechos, conectando os municípios de Cuiabá e Lucas do Rio Verde a partir de Rondonópolis.

A Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo é uma parceria entre a Rumo e o governo de Mato Grosso, sendo a primeira ferrovia estadual do país. Todo o investimento será realizado pela concessionária, que prevê a conclusão da obra para 2030.

Com mais de mil trabalhadores atuando na construção, a nova ferrovia irá conectar regiões importantes de Mato Grosso ao mercado consumidor de São Paulo e ao porto de Santos. A expectativa é que a ferrovia contribua significativamente para o escoamento da produção agrícola do estado, que atualmente conta com apenas 300 quilômetros de ferrovias em operação.

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, já possui 14 mil quilômetros de trilhos em nove estados e está expandindo sua presença em Mato Grosso com este novo projeto. O governo mato-grossense estima que ao longo deste ano as obras avancem em 150 quilômetros, consolidando assim um importante marco para o desenvolvimento logístico do estado.

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