MEC atrasa divulgação dos resultados da 2ª chamada do ProUni pelo terceiro dia consecutivo, causando indignação entre estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) está enfrentando problemas técnicos que resultaram no atraso de três dias consecutivos na divulgação dos resultados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). O cronograma inicial previa a divulgação dos resultados na terça-feira (27), porém, até a quinta-feira (29), os candidatos ainda não haviam conseguido acessá-los.

De acordo com o MEC, os resultados agora estão previstos para serem divulgados na sexta-feira (1º). As equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) estão trabalhando para resolver os problemas que têm afetado o carregamento dos resultados na plataforma federal de acesso ao ensino superior.

O ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, e os candidatos utilizam os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer. Os candidatos com as melhores notas ocupam as vagas primeiro, e a segunda chamada é realizada caso haja vagas não ocupadas após a primeira chamada.

Os candidatos contemplados na segunda chamada terão até o dia 12 de março para comprovar as informações prestadas. Posteriormente, entre os dias 18 e 19 de março, será aberto um novo prazo para os interessados em se inscrever na lista de espera. A falta de esclarecimentos e o atraso na divulgação dos resultados têm causado indignação entre os estudantes, que têm manifestado suas reclamações nas redes sociais.

Nesta edição do ProUni, estão sendo ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais. As bolsas estão distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes. A expectativa é de que a divulgação dos resultados da segunda chamada finalmente seja realizada na sexta-feira, conforme anunciado pelo MEC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo