Chuva forte e calor intenso marcam último dia de fevereiro em São Paulo, alerta Defesa Civil

O último dia de fevereiro promete ser de intensidade climática em São Paulo. De acordo com a Defesa Civil estadual, na quinta-feira (29), o dia começará com tempo firme, mas com previsão de chuvas fortes durante a tarde. A expectativa é de que o sol apareça entre muitas nuvens no sul e leste do estado, enquanto nas demais regiões haverá predominância de sol e nebulosidade variável.

Com o decorrer do dia, a temperatura subirá, ocasionando uma sensação abafada e de calor em todo o estado. O calor e a umidade presentes no ambiente propiciarão condições para pancadas generalizadas de chuva entre a tarde e a noite. O Inmet emitiu um alerta amarelo para perigo potencial de chuva intensa, abrangendo mais da metade do estado, incluindo a capital paulista e todo o litoral.

Segundo a Defesa Civil, as pancadas de chuva podem ocorrer com moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em pontos isolados. Recomenda-se atenção especial para possíveis transtornos nas áreas de risco, especialmente onde o solo já está encharcado.

Na tarde da quarta-feira (28), fortes rajadas de vento ocasionaram o cancelamento de 20 voos no aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade. Outros sete voos que deveriam pousar no local foram desviados devido às condições meteorológicas. Ruas também voltaram a alagar na cidade e o trânsito atingiu cerca de 900 km de lentidão.

Para a capital paulista, a temperatura deverá oscilar entre 22ºC e 29ºC, enquanto na Baixada Santista e em São Sebastião, no litoral norte, a previsão é de pancadas de chuva à tarde e à noite, com máxima também prevista em 29°C. A instabilidade do clima deve continuar na sexta-feira, mas a boa notícia é que não há previsão de chuva para o fim de semana, com uma queda na temperatura para o sábado, chegando a máxima de 26ºC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo