Afrânio Costa foi o responsável por conquistar a primeira medalha brasileira na história dos Jogos Olímpicos, enquanto Daiane dos Santos foi a primeira campeã mundial da ginástica artística brasileira. Edinanci Silva se destacou como a primeira mulher a disputar quatro edições dos Jogos Olímpicos, e Gustavo Kuerten, conhecido como Guga, alcançou o topo do ranking da ATP e é o único sul-americano a conquistar tal honraria.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, destacou a importância de reverenciar atletas que fizeram história no esporte brasileiro e afirmou que esses quatro novos membros do Hall da Fama representam um legado de conquistas e inspiração para futuras gerações. Desde o lançamento do Hall da Fama em 2018, já foram homenageados 35 personalidades do esporte nacional, incluindo nomes como Torben Grael, Vanderlei Cordeiro de Lima e Sandra Pires.
A cerimônia de homenagem aos novos integrantes ainda não tem uma data definida, mas está prevista para acontecer em breve. Durante o evento, os pés ou mãos dos atletas serão eternizados em moldes que farão parte de uma exposição no Centro de Treinamento do COB. Além disso, a vida e obra dos homenageados estarão disponíveis na página do Hall da Fama digital, no site oficial do COB.