SÃO PAULO – Governo de SP convoca municípios para o “Dia D de Mobilização Estadual” contra arboviroses em ação intersecretarial de combate à dengue

O Governo do Estado de São Paulo convocou todos os 645 municípios paulistas para participarem do “Dia D de Mobilização Estadual” contra as arboviroses urbanas. A ação, coordenada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), envolverá as secretarias estaduais da Saúde, Educação e Defesa Civil, juntamente com o Exército Brasileiro e o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

O objetivo principal desta iniciativa é combater os criadouros do mosquito transmissor da dengue, por meio de atividades nas escolas, orientações à população e reforço nas ações de combate à doença nos lares. A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang D’Agostini, destacou a importância da união de diversos órgãos e parceiros para conscientizar e mobilizar a população.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, foram disponibilizados materiais informativos sobre as arboviroses nas escolas, abordando desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Esses conteúdos visam promover debates em sala de aula sobre medidas preventivas e a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Além disso, a Defesa Civil do Estado intensificará as orientações à população e reforçará as ações de combate ao mosquito nas residências. As prefeituras receberam a campanha “A água mais mortal pode estar no seu quintal”, um material didático e comunicativo para distribuição à população, também presente em todas as escolas públicas.

Uma ferramenta lançada pela Secretaria de Estado da Saúde, o portal “Dengue 100 Dúvidas”, disponibiliza respostas às cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya, visando esclarecer informações equivocadas que circulam nas redes sociais. O acesso ao portal está disponível no link www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Esta ação integrada entre diferentes setores do governo e a sociedade civil busca fortalecer as medidas de prevenção e combate às arboviroses, reforçando a importância da participação de todos na proteção da saúde pública. O envolvimento de todos os municípios paulistas contribui para a promoção de ações eficazes e articuladas no enfrentamento dessas doenças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo