Senado analisa projeto para tornar mais rigoroso descarte de pilhas e baterias de eletrônicos, visando proteção do meio ambiente.

Um projeto em análise no Senado promete tornar mais rigorosas as regras para o descarte de pilhas e baterias de produtos eletrônicos, visando diminuir o impacto ambiental desses itens. O PL 194/2024, de autoria do senador Wilder Morais (PL-GO), propõe alterações na legislação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecendo novas diretrizes para a produção e destinação final de baterias de aparelhos como celulares e tablets.

De acordo com a proposta, os fabricantes de baterias terão a responsabilidade de informar aos usuários finais sobre a forma de substituição dos itens e a proporção de seus materiais componentes. Além disso, o processo de fabricação deverá seguir parâmetros que garantam a reciclagem dos componentes, promovendo a sustentabilidade e incentivando a reciclagem de materiais perigosos para a saúde e o meio ambiente, como lítio, cobalto, níquel e cobre.

Uma das principais mudanças propostas pelo projeto é a estipulação do prazo até 1º de janeiro de 2028 para a fabricação e venda de baterias portáteis de produtos eletrônicos que sejam “facilmente removidas e substituídas pelo próprio usuário final”. Essa medida visa evitar a inutilização precoce de milhões de aparelhos eletrônicos devido à dificuldade de substituição de suas baterias.

Segundo Wilder Morais, a proposta está alinhada com os princípios da economia circular, que visa evitar desperdícios e consumo desnecessário de novos eletrônicos, protegendo o meio ambiente e incentivando a recuperação e reciclagem de componentes de baterias. O senador destaca a importância de incentivar a reciclagem desses materiais tóxicos presentes nas baterias para proteger a saúde e o meio ambiente.

O projeto ainda aguarda a distribuição, pela Mesa do Senado, para análise das comissões temáticas da Casa. Caso seja aprovado, a nova legislação trará impactos significativos na forma como o descarte de pilhas e baterias de produtos eletrônicos é realizado no Brasil, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a promoção da sustentabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo