Índice de letalidade violenta no Rio de Janeiro tem queda histórica em janeiro, aponta Instituto de Segurança Pública

No último mês de janeiro, o estado do Rio de Janeiro registrou uma significativa queda no índice de letalidade violenta, com uma diminuição de 15% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelaram que este foi o menor número de vítimas desde 1991, quando a série histórica teve início.

Segundo informações do ISP, os homicídios dolosos, as lesões corporais seguidas de morte, os roubos seguidos de morte e as mortes por intervenção de agentes do Estado apresentaram reduções expressivas. Destaque para a diminuição de 45% nas mortes por intervenção policial, alcançando o menor índice desde 2016, e a queda de 3% nos homicídios dolosos, com o menor número de vítimas em mais de três décadas.

Os crimes contra o patrimônio também apresentaram declínio em janeiro. Os roubos de carga registraram uma queda de 34%, com o menor número de ocorrências desde 1999. Além disso, os roubos de rua, como roubo de aparelho celular, roubo a transeunte e roubo em coletivo, também tiveram uma diminuição significativa, atingindo o menor número de casos desde 2005.

A atuação das forças de segurança resultou na apreensão de 15 armas de fogo por dia, sendo dois fuzis recolhidos a cada 24 horas. Ao todo, 3.430 pessoas foram presas em flagrante e 1.916 apreensões de drogas foram realizadas pelas polícias Civil e Militar ao longo do mês de janeiro.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, ressaltou a importância da integração entre as instituições de segurança pública e o sucesso alcançado na redução dos índices de criminalidade. Os bons resultados refletem o trabalho conjunto e eficiente das forças policiais, o que demonstra um avanço significativo no combate à violência no estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo