Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas reúne especialistas para discutir desafios de financiamento climático global e plano de ações até a COP30.

Começa nesta segunda-feira, em São Paulo, o aguardado Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, evento oficial do G20 Social que antecede a reunião das 20 maiores economias do mundo. Com representatividade de 85% do PIB global e responsáveis por mais de 80% das emissões relacionadas ao setor energético, esses países terão a oportunidade de discutir formas de financiar iniciativas para enfrentar as mudanças climáticas.

Maria Netto, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), afirmou que o principal foco do fórum será discutir diferentes estratégias para financiar a transição energética necessária. Um estudo realizado pelo Instituto AYA e Systemiq em 2023 mostrou que o investimento anual para essa transição no Brasil pode variar entre US$ 130 bilhões e US$ 160 bilhões.

Um dos temas em destaque no fórum é o chamado “blended finance”, que combina recursos de diferentes naturezas, como filantropia, investimento com retorno financeiro e financiamento de organismos multilaterais. A ideia é buscar soluções inovadoras para captar recursos e impulsionar ações climáticas globais.

Infelizmente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve que cancelar sua participação no fórum devido ao diagnóstico de covid-19. Ele seria responsável por um encontro importante com o setor privado, terceiro setor e organizações multilaterais para discutir o lançamento do hedge cambial. Em seu lugar, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, irá representá-lo.

Dentre os ilustres participantes do fórum, destacam-se Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia; Antônio Ricarte, embaixador do Ministério das Relações Exteriores; e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente. O evento, que conta com a organização de sete entidades, incluindo o Instituto Clima e Sociedade e Instituto Aya, promete gerar discussões relevantes e buscar soluções concretas para os desafios climáticos atuais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo