Ministério da Saúde enviará vacinas contra dengue para mais 29 municípios, ampliando a imunização em áreas de alta incidência da doença.

O Ministério da Saúde está intensificando a distribuição de vacinas contra a dengue para municípios em todo o país, com o objetivo de conter a propagação da doença. Nos próximos dias, serão enviadas doses para mais 29 cidades, o que completará a lista de 521 municípios selecionados para receber a vacina até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam as doses e estão realizando a imunização.

A vacinação contra a dengue teve início neste mês e está sendo focada em crianças de 10 e 11 anos. A expectativa é que até o final do ano a vacinação seja ampliada para adolescentes de 12, 13 e 14 anos, que residem nos municípios contemplados. A escolha dessas cidades se deu pela alta incidência do sorotipo 2 da dengue, que causa uma forma mais grave da doença.

A restrição geográfica na distribuição das vacinas se deu em função das limitações na produção e oferta do imunizante, fabricado pelo laboratório Takeda. Com a chegada de novos lotes, a expectativa é que a vacinação seja expandida em todo o país, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina este ano e já tem planos para a compra de mais 9 milhões em 2025. A vacina Qdenga foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e incorporada ao SUS em dezembro do mesmo ano.

Diante do aumento de casos de dengue, seis estados já decretaram situação de emergência: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal. Essas medidas visam a mobilização de recursos e ações para o enfrentamento da epidemia e a proteção da população contra a doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo