Credencial para Trabalhadores Desempregados garante viagens gratuitas no sistema metropolitano de São Paulo, beneficiando milhares de passageiros sem emprego

Passageiros desempregados podem garantir viagens gratuitas no sistema metropolitano de São Paulo, incluindo CPTM, EMTU e Metrô, através da Credencial para Trabalhadores Desempregados. A iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) visa facilitar o deslocamento dessas pessoas, permitindo que continuem procurando emprego e cumprindo suas obrigações diárias sem se preocupar com os custos de transporte.

Para ter direito à credencial, é necessário estar desempregado por um período mínimo de 30 dias e máximo de 180 dias. As credenciais têm validade de 90 dias e não são renováveis. O processo de solicitação envolve a apresentação de documentação como RG, CPF e carteira de trabalho comprovando a situação de desemprego. O posto de emissão da credencial fica na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, onde o interessado pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Em 2023, o número de pessoas beneficiadas com a credencial aumentou 9% em relação ao ano anterior, totalizando 24.446 beneficiados. Os canais de informações para os usuários são o telefone 0800 055 0121 e os sites oficiais da CPTM e Metrô.

No caso dos ônibus intermunicipais, o benefício é destinado aos usuários que residem ou trabalham na região do ABC Paulista, São Mateus, Jabaquara e Mauá. O período mínimo de desemprego para solicitar a credencial é de 60 dias e máximo de 180 dias. A carteira de benefícios tem validade de 28 dias e a solicitação deve ser feita por telefone.

A EMTU emitiu 142 credenciais em 2022, demonstrando a importância do programa para os desempregados que necessitam de auxílio no transporte público. A iniciativa visa amenizar os impactos do desemprego na mobilidade urbana, possibilitando que os cidadãos desempregados possam se locomover de forma mais acessível e garantir a busca por uma nova oportunidade de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo