Para ter direito à credencial, é necessário estar desempregado por um período mínimo de 30 dias e máximo de 180 dias. As credenciais têm validade de 90 dias e não são renováveis. O processo de solicitação envolve a apresentação de documentação como RG, CPF e carteira de trabalho comprovando a situação de desemprego. O posto de emissão da credencial fica na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, onde o interessado pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Em 2023, o número de pessoas beneficiadas com a credencial aumentou 9% em relação ao ano anterior, totalizando 24.446 beneficiados. Os canais de informações para os usuários são o telefone 0800 055 0121 e os sites oficiais da CPTM e Metrô.
No caso dos ônibus intermunicipais, o benefício é destinado aos usuários que residem ou trabalham na região do ABC Paulista, São Mateus, Jabaquara e Mauá. O período mínimo de desemprego para solicitar a credencial é de 60 dias e máximo de 180 dias. A carteira de benefícios tem validade de 28 dias e a solicitação deve ser feita por telefone.
A EMTU emitiu 142 credenciais em 2022, demonstrando a importância do programa para os desempregados que necessitam de auxílio no transporte público. A iniciativa visa amenizar os impactos do desemprego na mobilidade urbana, possibilitando que os cidadãos desempregados possam se locomover de forma mais acessível e garantir a busca por uma nova oportunidade de trabalho.