Temporal no Rio de Janeiro deixa nove mortos, incluindo criança de 6 anos encontrada debaixo dos escombros em Mendes.

O estado do Rio de Janeiro foi atingido por um forte temporal na quarta-feira (21) que resultou em nove mortes. A tragédia foi marcada pela descoberta do corpo de uma criança de apenas 6 anos, que estava desaparecida após um deslizamento de terra em Mendes. As autoridades locais informaram que houve duas mortes em Japeri, na Baixada Fluminense, sendo um menino de 2 anos e uma mulher de 24 anos em desabamentos diferentes.

Em Barra do Piraí, no sul do estado, o Morro do Gama foi palco de uma grande tragédia, com quatro pessoas perdendo a vida devido a um deslizamento de terra que atingiu uma casa de três andares. No entanto, quatro pessoas conseguiram ser retiradas com vida dos escombros. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, dois homens adultos também perderam suas vidas em consequência das chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.

Diante do cenário de destruição e tragédia, secretários do governo estadual se reuniram na sexta-feira (23) na Câmara Municipal de Japeri, juntamente com representantes do governo federal e prefeitos das cidades afetadas. O objetivo do encontro foi agilizar e facilitar as ações de redução dos impactos causados pelas fortes chuvas que assolaram a região ao longo da semana.

Durante a reunião, os secretários destacaram o investimento de R$ 4,3 bilhões em obras por meio do programa Pacto-RJ, lançado em 2021, com o intuito de promover a retomada econômica e social do estado. O programa prevê um montante total de R$ 17 bilhões destinados a garantir o crescimento sustentável em todos os 92 municípios do Rio, abrangendo áreas como infraestrutura, desenvolvimento social, saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico, meio ambiente, cultura e lazer. A expectativa é que essas ações contribuam para minimizar os impactos de eventos climáticos extremos e fortalecer a resiliência da população diante de situações de emergência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo