SÃO PAULO – São Paulo desponta como líder na geração de energia solar e se destaca com usina pioneira em Roseira, no interior.

No cenário atual de transição para fontes de energia mais limpas e renováveis, São Paulo se destaca como líder na geração de energia solar no Brasil. Com 39 gigawatts de potência instalada, o estado representa quase 18% de toda a energia solar gerada no país, que atualmente totaliza 225 gigawatts. Um exemplo concreto desse avanço é a usina solar fotovoltaica flutuante localizada em Roseira, no interior paulista.

Essa usina, pioneira na América Latina, aproveita uma área de mineração para gerar energia limpa. Por meio da instalação de painéis fotovoltaicos em uma lagoa, a usina é capaz de gerar 1 Megawatt, o que seria suficiente para abastecer 1,5 casas. Além disso, São Paulo lidera também a geração distribuída de energia, com 3,5 gigawatts, um modelo em que os consumidores produzem sua própria energia e podem até mesmo enviar o excesso para a rede elétrica.

Diante desse potencial promissor da energia solar, a Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado tem trabalhado ativamente para ampliar o uso dessa fonte em todo o território paulista, especialmente nos municípios do interior. Uma das estratégias adotadas é sensibilizar gestores municipais e parlamentares sobre os benefícios da energia solar e oferecer suporte para o desenvolvimento de projetos sustentáveis.

A Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende, ressaltou a importância de juntar esforços de investidores, estados e municípios para tornar os projetos de energia solar mais concretos e eficazes. Nesse sentido, ela participou do Encontro SP Solar, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde foram apresentadas diversas modalidades de projetos e orientações sobre como viabilizar iniciativas nesse sentido.

Com um olhar voltado para o futuro e para a sustentabilidade, o governo de São Paulo se mostra engajado em expandir a energia solar em todo o estado, visando não apenas a geração de energia limpa, mas também a promoção do desenvolvimento econômico e social. Essa aposta no potencial solar promete trazer benefícios significativos para a população e para o meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo