SÃO PAULO – Mutirão “Encontre Seu Pai Aqui” oferece testes de paternidade gratuitos em São Paulo.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), está promovendo o oitavo mutirão “Encontre Seu Pai Aqui” no dia 29 de fevereiro. O evento, que acontecerá das 7h às 14h na sede do Imesc, tem como objetivo oferecer atendimento para famílias que necessitam realizar o teste de paternidade.

De acordo com o superintendente do Imesc, Dr. Ismar Marcilio de Freitas Jr., a ação busca desburocratizar e facilitar o processo de inclusão da paternidade no documento de pessoas que ainda não foram reconhecidas legalmente. Os atendimentos serão realizados de forma gratuita e por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio.

É necessário que todos os envolvidos – filho(a), mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e compareçam juntos na coleta. Além disso, devem apresentar documento original com foto e certidão de nascimento, no caso de crianças e adolescentes.

A triagem e a coleta de sangue para o teste de DNA serão realizadas por uma equipe de peritos do Imesc, garantindo a privacidade dos envolvidos. Não é preciso nenhum preparo especial para a coleta, e o exame será custeado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Para dar entrada ao processo de identificação de paternidade, é necessário comparecer munido de documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (válida apenas para menores de 18 anos). Também é preciso que todas as partes estejam presentes durante a coleta.

No caso de falecimento do suposto pai, é necessário que a mãe e parentes de primeiro grau do falecido, como pais, irmãos e filhos, compareçam para a coleta de sangue. Após o exame de DNA, os envolvidos serão chamados na Promotoria de Justiça para receberem o resultado e serão encaminhados ao Cartório de Registro Civil.

O mutirão “Encontre Seu Pai Aqui” busca facilitar e agilizar o processo de reconhecimento de paternidade, proporcionando uma oportunidade para famílias que necessitam realizar o teste de DNA. Este é mais um esforço do Governo de São Paulo em auxiliar os cidadãos e garantir o acesso aos seus direitos fundamentais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo