Comissão de Desenvolvimento Regional analisa projeto que cria Rota Turística do Enxaimel em Santa Catarina em busca de desenvolvimento regional e turístico.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) está analisando, em decisão terminativa, um projeto que propõe a criação da Rota Turística do Enxaimel, localizada em Santa Catarina. O principal objetivo do PL 5.814/2023 é impulsionar o desenvolvimento regional e turístico, valorizando a cultura e os atrativos da região de colonização alemã. O senador Jorge Seif (PL-SC) é o responsável pela autoria da proposta, que está sendo relatada pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC).

De acordo com o projeto, a técnica de construção “enxaimel” é caracterizada por uma estrutura de madeira exposta, formando padrões de treliça ou trama. As casas construídas nesse estilo apresentam características como a utilização de estrutura de madeira preenchida com diferentes materiais para formar as paredes, padrões geométricos decorativos na fachada, telhados inclinados e elementos arquitetônicos tradicionais.

Essas casas enxaimel são tradicionalmente encontradas em regiões da Alemanha, França e Suíça, sendo um patrimônio cultural desses locais. A proposta busca oficializar a Rota do Enxaimel com o intuito de explorar o potencial turístico da região, impulsionar o crescimento econômico e valorizar os atrativos naturais e culturais locais.

Um dos pontos turísticos mais famosos ligados à Rota do Enxaimel é o município de Pomerode, em Santa Catarina. Conhecido por preservar as tradições da cultura alemã, especialmente da etnia pomerana, Pomerode abriga a maior concentração, fora da Europa, de casas no estilo enxaimel. O senador Seif destaca o potencial da região para se tornar um destino turístico que equilibra a preservação cultural com experiências turísticas.

Se a proposta for aprovada, a Rota do Enxaimel também ganhará maior reconhecimento internacional. A região foi mencionada na lista de melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) e recebeu a medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina. Esses reconhecimentos evidenciam a capacidade da rota em integrar a preservação da herança cultural e ambiental com o desenvolvimento econômico, destacando-a como um destino turístico de destaque.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo