Alemanha: Fitch prevê recuperação econômica lenta, mas possível até 2027

A agência de classificação de risco Fitch divulgou um comunicado nesta sexta-feira, afirmando que a Alemanha está “operando abaixo do potencial” e tem espaço para se recuperar, apesar de seu fraco desempenho recente ter levado a comentários negativos sobre a economia do país. De acordo com a Fitch, a Alemanha terá o maior hiato negativo do produto entre as 10 principais economias desenvolvidas que a agência monitora, com cerca de 2 pontos percentuais até o final do ano.

A agência acredita que, a menos que a Alemanha tenha perdido mais produção potencial do que se pensa, ou que haja um atraso na convergência para a produção potencial, o crescimento do país deverá se recuperar entre os anos de 2024 e 2027. No entanto, a Fitch prevê que este processo de recuperação começará de forma lenta este ano.

Uma pesquisa oficial confirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha encolheu 0,3% no quarto trimestre de 2023, após ter permanecido estagnado no trimestre anterior. Este resultado reforça a percepção de que a economia alemã vem enfrentando desafios e precisa encontrar maneiras de superar essas dificuldades para retomar o crescimento.

Diante dessas análises e previsões da Fitch, fica claro que a Alemanha enfrenta um momento delicado em sua economia, mas ainda há perspectivas de recuperação no horizonte. Resta aguardar para ver como o país irá lidar com os obstáculos atuais e se conseguirá reverter a tendência de baixo crescimento nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo