SÃO PAULO – “Ações do Detran-SP intensificam combate ao consumo de álcool no trânsito, em meio a aumento preocupante de registros”

Aumento no consumo de álcool preocupa autoridades de trânsito

Dados do Relatório Vigitel 2023, divulgado pelo Ministério da Saúde, apontam para um aumento preocupante no consumo de álcool pela população brasileira. De acordo com o levantamento, houve um salto de 18,4% para 20,8% no consumo de álcool entre os anos de 2021 e 2023. Os números são ainda mais alarmantes quando se analisa o comportamento por gênero, com aumento de 25% para 27,3% entre os homens, e de 12,7% para 15,2% entre as mulheres.

Diante dessa realidade, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) tem intensificado suas ações de combate ao consumo de álcool, incluindo o aumento das Operações de Direção Segura Integrada (ODSI) e o lançamento de campanhas educativas.

Uma das principais ações de fiscalização e educação relacionadas ao consumo de álcool é a ODSI, que comemora neste mês 11 anos, de acordo com o Decreto 58.881 de 2013. Segundo os registros, foram realizadas 2.614 operações, resultando na fiscalização de 821.647 veículos e 16.763 recusas ao bafômetro. Mais de 13 mil motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool, com índices de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, e quase 3 mil motoristas foram flagrados em situação de embriaguez ao volante, com índices a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro.

Além do Detran-SP, as operações contam com a participação das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Vale ressaltar que, em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Em casos de reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Nos casos de embriaguez ao volante, configura-se crime de trânsito, sujeito a multa, suspensão da CNH e pena de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Com a intenção de preservar vidas, desde o início de 2023, o Detran-SP realizou megaoperações de ODSI em diferentes regiões do estado de São Paulo. A abordagem mais intensa aconteceu durante o Carnaval, em Batatais, com a fiscalização de 4.510 veículos. Outros municípios, como Sertãozinho, São José do Rio Preto, Bauru e Presidente Prudente, também receberam atenção especial durante o ano.

Além das operações de fiscalização, o Detran-SP tem promovido campanhas de conscientização para motoristas, utilizando verba proveniente do fundo de multas destinado pelo Código de Trânsito Brasileiro. As ações visam alertar sobre a importância do respeito às leis de trânsito e a necessidade de atenção e cuidado durante a condução de veículos.

O órgão tem se empenhado em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência. Por meio da transformação digital, o Detran-SP busca facilitar o acesso aos serviços públicos, com 93% dos atendimentos realizados nas unidades integradas ao Poupatempo feitos de forma digital.

Diante do aumento no consumo de álcool e dos desafios ligados à segurança viária, as autoridades de trânsito mantêm um foco constante na conscientização da população, visando à redução de acidentes e à preservação de vidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo