Repórter São Paulo – SP – Brasil

Roubos de celulares diminuem em pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista, Rua Augusta e mais sofrem redução de casos em 2023.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou, nesta quinta-feira (22), um relatório que revela uma redução significativa nos casos de roubo e furto de celulares em alguns dos pontos turísticos mais movimentados da capital paulista. De acordo com a SSP-SP, os locais como Rua Augusta, Praça da Luz, República e Avenida Paulista registraram menos ocorrências desse tipo ao longo do ano passado.

No estado como um todo, a polícia conseguiu evitar aproximadamente 42 mil novos crimes de roubos de smartphones em 2023, enquanto na cidade de São Paulo a redução foi de 11,9% nos roubos e furtos de celulares. Notavelmente, a Avenida Paulista, que é um dos pontos mais conhecidos da cidade, teve uma queda de 26% no total de delitos, passando de 5,1 mil casos em 2022 para 3,8 mil em 2023, com uma redução de 41% nas ocorrências nos últimos seis meses do ano.

As ruas Augusta e Consolação também apresentaram uma diminuição nos roubos, com uma queda de 7,6% e 8,9%, respectivamente. Já na Praça da Luz, localizada no bairro Bom Retiro, a redução foi ainda mais expressiva, registrando uma queda de 59% nos delitos dessa natureza. Na Praça da República, os roubos e furtos de aparelhos também caíram 29,5%.

Segundo a SSP-SP, o aumento no patrulhamento e o reforço na segurança do estado contribuíram significativamente para a redução dos casos. Mais de 350 policiais militares foram deslocados para 35 pontos da região desde agosto, visando garantir mais policiais em atividade nos dias e horários de maior incidência criminal.

Além dos pontos turísticos da capital, o estado como um todo apresentou uma queda de 12,4% nos casos de roubo e furto de celulares, totalizando 296 mil ocorrências em 2023, em comparação com 337,9 mil em 2022. O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, comemorou os resultados e ressaltou a importância do trabalho contínuo no combate às quadrilhas.

“Esse era um problema que vinha crescendo ao longo de 2022 em todo o território paulista e, dessa vez, conseguimos frear essa tendência e reverter a situação, com resultados positivos. Vamos continuar trabalhando para combater essas quadrilhas”, disse o secretário.

Em suma, os esforços das autoridades de segurança têm se mostrado eficazes na redução dos crimes de roubos e furtos de celulares em São Paulo, resultando em números positivos para a população e para os visitantes da cidade.

Sair da versão mobile