Audiência reservada discutirá fuga inédita de presos do presídio federal de segurança máxima de Mossoró

Na terça-feira (27), a Comissão de Segurança Pública (CSP) vai realizar uma audiência reservada para discutir a recente fuga de dois presos do presídio federal de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A reunião contará com a presença de autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública ligadas ao sistema penitenciário.

De acordo com as investigações, os dois fugitivos teriam feito um buraco no teto das celas onde estavam durante a madrugada, para depois acessarem uma área de tubulações de água e ventilação. Eles teriam chegado a uma área externa, onde utilizaram ferramentas de uma obra em andamento no presídio para cortar o alambrado e escapar.

O senador Sergio Moro (União-PR) foi o autor do pedido para a audiência e destacou a gravidade do ocorrido. “É a primeira vez que isso acontece no sistema penitenciário federal. As penitenciárias federais sempre foram uma referência: sem fuga, sem rebelião, sem celular, e têm sido utilizadas desde 2006 para isolamento das lideranças do crime organizado e outros presos perigosos. Fomos agora surpreendidos por esse evento e não podemos ficar alheios a esse debate sobre os presídios federais”, afirmou o senador.

Na audiência, estão marcadas as presenças do secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), André de Albuquerque Garcia; do diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona; e do diretor de Inteligência Penitenciária da Secretaria Nacional de Políticas Penais do MJSP, Sandro Abel Sousa Barradas.

A reunião será realizada em caráter restrito e não será transmitida. Além dos debatedores e parlamentares, somente servidores da CSP e um assessor de cada senador e de cada convidado poderão participar. O senador Sergio Moro ressaltou a necessidade de investigar as falhas que levaram à fuga e de tomar medidas para garantir que fatos semelhantes não mais ocorram.

A fuga dos presos do presídio federal de Mossoró representa um desafio ao sistema penitenciário e à segurança pública, exigindo uma análise detalhada das vulnerabilidades e uma ação efetiva para evitar que situações semelhantes se repitam. A audiência reservada da CSP será um momento crucial para traçar estratégias e buscar soluções para esse problema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo