Temporal no interior de SP causa alagamentos e morte de mulher arrastada por enxurrada em Aparecida no Vale do Paraíba

Ontem (20), uma tragédia atingiu a cidade de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo. Uma mulher foi arrastada por uma enxurrada juntamente com uma criança, resultando no falecimento da mulher. A criança, por sua vez, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada à Santa Casa de Misericórdia, onde foi constatado apenas escoriações, sem risco de morte. As informações foram divulgadas pela Defesa Civil do estado de São Paulo.

As intensas chuvas que atingiram Aparecida nas últimas 24 horas resultaram em enxurradas, pontos de alagamento e abalos na estrutura de imóveis. Três residências foram interditadas preventivamente devido aos danos em suas estruturas, enquanto doze pessoas ficaram desalojadas e quatro pessoas desabrigadas, encaminhadas para um albergue municipal.

Desde o início da Operação São Paulo Sempre Alerta, em 1º de dezembro, foram registradas 14 mortes decorrentes das chuvas no estado.

Além de Aparecida, a cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista, também foi afetada pelas precipitações, causando pontos de alagamento nos bairros Pontal, Juquehy, Barra do Sahy, Camburi e Centro. Apesar dos transtornos, não houve vítimas nos locais atingidos.

Devido à quantidade significativa de chuva, o Sistema de Alarme Remoto (SISAR) foi acionado e a previsão do tempo aponta para a continuação de chuvas moderadas a fortes. Equipes da Defesa Civil permanecem em campo prestando suporte aos afetados e realizando a limpeza das áreas atingidas.

Outros municípios também foram impactados pelas chuvas intensas, como Caraguatatuba, São Sebastião, Marília, Ribeirão Preto, Peruíbe, Monteiro Lobato, Lorena, Bertioga, Santa Branca, Canas, Guaratinguetá, Itanhaém, Guaratinguetá, Santa Cruz do Rio Pardo e Ubatuba. Apesar dos pontos de alagamento, não houve registros de mortes.

Em Ubatuba, um deslizamento de terra resultou na interdição preventiva de uma residência, desalojando duas pessoas que tiveram que ser encaminhadas para casa de parentes. A Defesa Civil Municipal realizará nova vistoria no local para avaliar a situação e determinar as ações necessárias.

A situação permanece delicada e as equipes de resgate e Defesa Civil estão mobilizadas para prestar socorro e apoio às comunidades afetadas. A população deve permanecer em alerta e seguir as orientações das autoridades locais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo