Pinacoteca de Mauá celebra 20 anos de arte, conexões e memória com exposição inédita e gratuita

A Pinacoteca de Mauá está comemorando seus 20 anos de existência de uma maneira muito especial. A instituição preparou uma exposição inédita chamada “Pinacoteca de Mauá – 20 anos de arte, conexões e memória”, que promete encantar o público e destacar a importância da Pinacoteca para Mauá, para o ABC e para São Paulo.

A exposição, que conta com curadoria de Maria Luiza Meneses e Cecília Camargo, apresenta mais de 60 obras que fazem parte do acervo artístico municipal. Com abertura marcada para o dia 2 de março, das 14h às 18h, no Teatro Municipal de Mauá, a visitação gratuita poderá ser realizada até o dia 5 de abril de 2024, de segunda a sábado, das 9h às 18h. As obras em exposição contemplam uma variedade de artistas e estilos, começando por nomes proeminentes da arte brasileira, como Lasar Segall, Luiz Sacilotto, Hans Grudzinski e Tomie Ohtake. Além disso, também haverá obras de artistas da região, como Aluísio dos Santos e Dener de Souza, além de outras produções inéditas.

A exposição é uma oportunidade única para explorar a trajetória do acervo e destacar as relações afetivas entre as obras e a comunidade local, enfatizando a importância do papel da comunidade na construção da instituição. É possível perceber essa relação estreita entre a Pinacoteca e a comunidade através de doações de artistas e seus familiares, colecionadores e instituições culturais, que contribuíram para o crescimento do acervo e para o desejo coletivo de que a cidade fosse reconhecida a partir de sua cultura.

Além da exposição, a abertura do evento contará com uma apresentação cultural do Samba Lenço de Mauá, um grupo de memória imaterial tombado pelo Condephaat-Ma, que mantém viva a tradição do samba paulista há 5 gerações. O grupo é uma importante expressão de resistência cultural no município, tendo sua história ligada à ocupação urbana do Jardim Zaíra, uma das maiores e mais populosas regiões de Mauá.

A exposição “Pinacoteca de Mauá – 20 anos de arte, conexões e memória” é realizada por meio do edital ProAC 33/2023 – Museus/ realização de exposição em Museus, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, – ProAC Editais.

Portanto, anote na agenda: a abertura acontece no dia 2 de março de 2024, das 14h às 18h, no Teatro Municipal de Mauá. E a visitação da exposição, que vai de 2 de março de 2023 a 4 de maio de 2024, pode ser feita de segunda a sábado, das 9h às 18h. É uma oportunidade única para celebrar e apreciar a arte local, e a entrada é gratuita. Então não perca!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo