Fiocruz e UFRJ firmam parceria para instalação de centro de pesquisas em saúde no Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a instalação de um centro de pesquisas no Parque Tecnológico da instituição. O acordo foi assinado nesta quarta-feira (21) e tem como objetivo o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo centro de pesquisas ocupará um prédio com área total construída de 4.849,40 metros quadrados e área livre privativa de 1.870 m² em um terreno de 7.071,28 m². A estrutura será composta por projetos de base biotecnológica, síntese química e nanotecnologia, promovendo a integração de profissionais de diferentes áreas.

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, destacou a importância da parceria para potencializar a competência da fundação no Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Ele ressaltou que a infraestrutura do novo centro será dedicada ao desenvolvimento tecnológico e coordenada tecnicamente pelas indústrias da Fiocruz.

A Política de Inovação da Fiocruz prevê a participação e o estímulo à criação, implantação e ampliação de ambientes promotores de inovação, incluindo distritos de inovação, parques e polos tecnológicos.

O diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo, acredita que a parceria com a Fiocruz tem potencial para formar parcerias estratégicas e reforçar o ecossistema de inovação da universidade, trazendo benefícios para a saúde pública do país.

Toledo destacou a importância do Centro de Referência Nacional em Farmoquímica e a Planta-Piloto para Imunobiológicos para o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes, contribuindo para a autonomia e segurança na área de saúde.

A iniciativa representa um avanço significativo que impulsionará a capacidade nacional de produção, beneficiando diretamente a população brasileira.

A parceria entre Fiocruz e UFRJ representa um passo importante para a promoção da inovação e o fortalecimento do desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos pelo SUS e o avanço da pesquisa e produção de medicamentos no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo