Repórter São Paulo – SP – Brasil

Bolsas europeias sobem de forma moderada enquanto investidores aguardam ata do Fed e reagem a balanços do HSBC e Glencore

Bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta quarta-feira

São Paulo, 21/02/2024 – As bolsas europeias operam majoritariamente em alta modesta na manhã desta quarta-feira, enquanto investidores aguardam a ata de política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. No entanto, o mercado inglês apresentou queda após balanços decepcionantes do HSBC e da Glencore.

O HSBC registrou um inesperado prejuízo trimestral devido a baixas contábeis bilionárias de investimentos na China, o que provocou uma queda de 7,3% na ação do banco britânico. Enquanto isso, a Glencore viu seu Ebitda ajustado anual cair pela metade, devido ao recuo nos preços do carvão em meio à guerra da Rússia na Ucrânia, o que resultou em uma queda de quase 6% na ação da mineradora anglo-suíça.

Por outro lado, a ação do Carrefour saltou 4,8% em Paris, após a varejista francesa superar as expectativas de lucro e anunciar um programa de recompra, em balanço divulgado na tarde de ontem.

Os investidores na Europa ainda estão na expectativa pela ata da última reunião de política monetária do Fed, que será publicada na tarde de hoje, diante das dúvidas sobre quando o Banco Central americano poderá começar a reduzir juros. Além disso, está previsto o indicador preliminar de confiança do consumidor da zona do euro para hoje.

No cenário atual, às 7h (horário de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,92%, enquanto a de Frankfurt subia 0,20% e a de Paris avançava 0,24%. Por sua vez, as bolsas de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,75%, 0,36% e 0,24%, respectivamente.

Assim, os investidores permanecem atentos às movimentações do mercado financeiro europeu. Acompanhe as próximas atualizações sobre a situação das bolsas e o desempenho das empresas no continente.

Sair da versão mobile