Bolsas asiáticas fecham sem direção única, com Xangai e Hong Kong animadas por recursos para setor imobiliário. Cautela antes do balanço da Nvidia.

As bolsas asiáticas apresentaram um fechamento misto nesta quarta-feira, com os índices de Xangai e Hong Kong registrando alta, impulsionados por novos recursos para o setor imobiliário chinês, enquanto os mercados de Tóquio, Seul, Taiwan e Austrália demonstraram cautela antes da divulgação do balanço da fabricante de chips americana Nvidia.

Na China continental, o índice Xangai Composto fechou em alta de 0,97%, atingindo os 2.950,96 pontos, enquanto o Shenzhen Composto avançou 1,03%, alcançando os 1.629,01 pontos. A aprovação de 160 bilhões de yuans (US$ 22,25 bilhões) em empréstimos para projetos imobiliários pelo Ministério de Habitação chinês contribuiu para o bom desempenho desses índices.

Em Hong Kong, o Hang Seng também registrou alta, fechando com um ganho de 1,57%, atingindo os 16.503,10 pontos. No entanto, a ação do HSBC, banco britânico com foco na Ásia, sofreu uma queda de 3,83% após resultados trimestrais decepcionantes.

Por outro lado, os mercados de Tóquio, Seul e Taiwan fecharam no vermelho, com quedas de 0,26%, 0,17% e 0,41%, respectivamente. Essa cautela por parte dos investidores se deve à expectativa em relação ao balanço da Nvidia, que será divulgado após o encerramento dos negócios em Wall Street.

No terceiro trimestre de 2023, Hong Kong, China e Taiwan representaram mais de 45% da receita da Nvidia, que atualmente faz parte das “Sete Magníficas” do setor de tecnologia dos EUA, ao lado de Meta, Microsoft, Apple, Alphabet, Amazon e Tesla.

Na Oceania, a bolsa australiana registrou o segundo pregão negativo consecutivo, com uma queda de 0,66% em Sydney, atingindo os 7.608,40 pontos. Esse desempenho foi influenciado por ações de mineradoras e do varejo.

Portanto, o fechamento das bolsas asiáticas nesta quarta-feira refletiu um cenário misto, com alguns índices registrando ganhos impulsionados por recursos para o setor imobiliário chinês, enquanto outros demonstraram cautela diante da expectativa em relação ao balanço da Nvidia e outros fatores econômicos e financeiros regionais e globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo