Atendimento para emissão da CIN, o novo RG, já ultrapassa 700 solicitações no ABC Paulista

Postos do ABC já tem atendimentos para emissão do novo RG

Na última segunda-feira (19/02), os postos de emissão de documentos no ABC já tinham realizado 735 atendimentos de pessoas interessadas em obter a CIN (Carteira de Identidade Nacional), que é o novo RG. Apesar de não ser obrigatório no momento, as identidades devem ser substituídas pelo novo modelo até 2032. Na região, o documento já é emitido em São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.

O objetivo do novo documento é aumentar a segurança da identificação dos brasileiros, melhorar os cadastros administrativos e diminuir as fraudes. O documento passa a adotar um número único, que é o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Esse número é único para todos os estados, padronizando o sistema de identificação. Segundo o governo federal, essa mudança vai possibilitar um melhor controle das demandas dos cidadãos junto aos serviços públicos.

Não é necessário correr para fazer o novo documento, pois os documentos atuais serão substituídos gradativamente. Em todo o território nacional, já foram emitidas 4 milhões de CINs. No Estado de São Paulo, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública, é o responsável pelas emissões. A CIN já pode ser emitida em algumas unidades do Poupatempo e postos de atendimento conveniados com prefeituras.

“A CIN não se trata de uma renovação do RG, e sim de um novo documento de identificação. A adoção do documento é obrigatória, mas pode ser feita em um prazo de 10 anos. A principal vantagem desse documento é o fato dele ter um registro geral único em nível nacional, cujo controle é o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Desta forma, um cidadão que obtenha a CIN em outra unidade da federação poderá solicitar a segunda via desse documento no Estado de São Paulo”, detalha a Secretaria de Segurança Pública, em nota.

O documento, a exemplo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não precisa ser um documento físico, ele pode ser digital e acessado pela plataforma Gov.br. Caso opte pela emissão da CIN, o cidadão deverá, necessariamente, providenciar o prévio agendamento pelo aplicativo do Poupatempo.

As unidades do Poupatempo que já emitem a CIN são: Caieiras, Campinas, Cidade Ademar, Cotia, Franco da Rocha, Guarulhos, Itaquera, Jundiaí, Lapa, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santos, São Bernardo, São José do Rio Preto, Sé e Taboão da Serra. Os postos conveniados são: Atende Fácil São Caetano, Descomplica São Miguel Paulista, Ganha Tempo Barueri, Ganha Tempo Cabreúva, Ganha Tempo Igaraçu do Tietê e em Americana, Juquitiba, Ribeirão Pires e Ribeirão Preto.

O Poupatempo de São Bernardo fica na rua Nicolau Filizola, 100, no Centro. O Atende Fácil de São Caetano fica na rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro; o Poupatempo de Mauá fica na Guido Monteggia, 120, no Centro, e o atendimento em Ribeirão Pires fica na avenida Prefeito Valdírio Prisco, 245, também no Centro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo