São Bernardo recebe prêmio de destaque em alfabetização e conquista título de cidade com maior percentual de estudantes leitores

São Bernardo recebeu nesta terça-feira (20/02) o prêmio destaque em alfabetização, por estar entre as cidades com maior percentual de estudantes leitores do Estado de São Paulo. O evento de premiação ocorreu na Sala São Paulo, na Capital. A premiação levou em conta o resultado dos estudantes na Avaliação de Fluência Leitora, realizada no ano passado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O resultado apontou que 64% dos alunos do 2° ano sabem ler e escrever.

De acordo com os critérios estabelecidos, são consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

Esse reconhecimento é reflexo do empenho e dedicação de professores, gestores e toda a comunidade escolar em promover uma educação de qualidade e garantir que as crianças adquiram as competências necessárias para serem leitores proficientes. A cidade de São Bernardo se destaca positivamente nesse cenário educacional, sendo exemplo para outras localidades.

Esse prêmio é de extrema importância, pois reforça a importância da alfabetização e letramento na formação dos estudantes, preparando-os para um futuro de sucesso acadêmico e profissional. Além disso, evidencia o comprometimento das autoridades municipais e estaduais em promover políticas educacionais eficazes, visando garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Essa conquista também é motivo de orgulho para toda a comunidade de São Bernardo, que enxerga na educação uma ferramenta fundamental para a transformação social e o desenvolvimento do município. A premiação reforça a importância do investimento na formação de professores, na adequação de currículos e na implementação de práticas pedagógicas inovadoras, que contribuem para o avanço da aprendizagem.

É fundamental que esse reconhecimento seja celebrado e que sirva de estímulo para que outros municípios busquem alcançar resultados semelhantes, visando garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e possam desenvolver plenamente suas habilidades. A premiação destaca o potencial transformador da educação e a importância de políticas públicas eficientes para a promoção do sucesso escolar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo