SÃO PAULO – Estação Santo André da CPTM realiza Campanha de Conscientização da Dengue para prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti

A campanha de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, chegou à Estação Santo André, da Linha 10-Turquesa da CPTM. A iniciativa vai acontecer entre os dias 19 de fevereiro e 19 de março, das 9h às 17h, nos dias úteis, e tem como objetivo alertar os passageiros sobre os cuidados necessários para prevenir e combater essas doenças.

Durante a campanha, os passageiros que circularem pela estação vão receber orientações dos agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André. Eles estarão distribuindo folhetos com dicas para eliminar focos de criadouros dos mosquitos, informações sobre como identificar os sintomas das doenças e orientações para procurar os serviços de saúde. Todas as atividades são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de ações de cidadania e promoção do bem-estar de seus passageiros.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas estão febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Além disso, os sinais de alarme incluem dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa e irritabilidade.

A melhor forma de combate é evitar o nascimento do mosquito, eliminando seus criadouros, principalmente em ambientes com água parada. Medidas como manter caixa d’água bem fechada, amarrar o lixo, colocar areia nos vasos de plantas, guardar pneus em locais fechados, limpar calhas das casas e não acumular sucata e entulho são essenciais para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

A CPTM, operadora de transporte ferroviário de passageiros, transporta 1,6 milhão de passageiros por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km e atendem os moradores de 18 municípios, incluindo a capital paulista. A companhia possui cinco linhas que totalizam 196 km de extensão, 95 km deles na capital e conta com 57 estações, sendo 26 na cidade de São Paulo.

Portanto, a campanha de conscientização contra o Aedes aegypti na Estação Santo André é uma importante iniciativa para informar e alertar os passageiros sobre os cuidados necessários para prevenir as doenças transmitidas por esse mosquito, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo