Defesa Civil de 4 Estados se unem para combater a dengue e o mosquito Aedes aegypti em ação conjunta nesta terça-feira.

As Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo uniram forças nesta terça-feira (20) para promover ações conjuntas de prevenção à dengue e combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é intensificar as medidas de combate à doença, que já causou mais de 100 mortes e 650 casos prováveis em 2024.

A Defesa Civil de SP informou que o “Dia D Todos Contra a Dengue” ocorrerá nos municípios que fazem limite geográfico entre os estados mencionados, marcando o início de ações que serão desenvolvidas ao longo de toda a semana. Segundo o órgão, as cidades fronteiriças exigem ações integradas, principalmente com medidas de prevenção e orientação à população.

Além da intensificação das ações operacionais, como vistorias em residências e espaços públicos e nebulização nos bairros, os agentes do Sistema de Proteção e Defesa Civil, em conjunto com secretarias da saúde e órgãos competentes, realizarão a partir das 8h ações como mutirão de limpeza, eliminação de criadouros, campanha de conscientização, nebulização/fumacê, conscientização em escolas e órgãos públicos estaduais, aplicação larvicida nas galerias fluviais, decretos de situação de emergência para obtenção de recursos federais, trabalho junto a igrejas, templos e outras associações, e levantamento de dados para relatórios de acompanhamento, situação atual e pós-ações.

O Coordenador da Defesa Civil do Estado do Paraná ressaltou a importância da ação conjunta da operação, destacando que este é o momento de unir esforços para apoiar as Secretarias de Saúde no combate à dengue. No Estado de Minas Gerais, a operação ocorreu em todo o Estado, com a atuação regionalizada dos agentes. Já no Mato Grosso do Sul, as ações foram definidas em conjunto com os municípios das divisas, tendo como foco principal a orientação à população.

Investir na autoproteção e na formação de uma cultura de resiliência é o melhor caminho para a defesa da vida e para cumprir a missão da defesa civil de proteger as pessoas, ressaltou o Coronel Frederico, Coordenador de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais. As ações conjuntas realizadas pelos estados mencionados demonstraram a força e capacidade técnica e operativa das Defesas Civis, garantindo uma resposta eficiente no combate à dengue e proteção da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo