Influenciadora Vanessa Lopes desiste do BBB24 após apresentar quadro psicótico agudo e psiquiatra alerta sobre emergência psiquiátrica

No dia 19 de janeiro, a influenciadora Vanessa Lopes, 22, participante do BBB24, chamou a atenção do público ao desistir do programa devido a uma confusão mental. No domingo (18), em uma entrevista concedida ao programa Fantástico, da Globo, Vanessa revelou que havia passado por um episódio psicótico agudo.

De acordo com o psiquiatra Adilon Harley Machado, da clínica Espaço Arquétipo, um episódio psicótico agudo é uma emergência psiquiátrica que se caracteriza por alterações na percepção da realidade, desorganização do pensamento e do conteúdo do discurso, podendo manifestar-se através de delírios, alucinações, agitação psicomotora e perda do juízo crítico.

O especialista ressaltou que fatores de risco, como o uso de substâncias, histórico familiar, condições psiquiátricas anteriores e até mesmo fatores relacionados à imigração, podem aumentar consideravelmente a incidência desse tipo de episódio. No entanto, quando identificados precocemente, os episódios agudos têm boa evolução clínica.

Durante o curso do episódio, é importante o uso de medicamentos antipsicóticos para estabilização do quadro. No entanto, muitos casos podem evoluir para diagnósticos definitivos em psiquiatria e necessitar de tratamento crônico, como no caso da esquizofrenia e transtorno bipolar.

Machado também afirmou que é fundamental uma rede de apoio fortalecida e o contato mais urgente com profissionais especializados para a investigação clínica diagnóstica, e em muitos casos pode ser necessária internação hospitalar para observação em segurança da evolução do quadro do paciente.

O psiquiatra salientou a importância de uma investigação minuciosa, que requer exames laboratoriais e de imagem, além de uma extensa avaliação clínica. Ele também alertou que é totalmente irresponsável qualquer diagnóstico realizado a partir de recortes extraídos da TV ou internet.

Portanto, fica evidente a necessidade de um cuidado especial com quadros psicóticos agudos e um acompanhamento profissional para garantir a segurança e a saúde dos pacientes que enfrentam essa condição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo