Taxa de desemprego cai em 26 estados brasileiros e recua para 7,8% em média nacional, aponta pesquisa do IBGE

O mercado de trabalho brasileiro parece estar mostrando sinais de recuperação, com a taxa de desemprego média diminuindo em 26 dos 27 estados do país. Esses foram os achados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada recentemente.

O único estado a registrar um aumento na taxa de desemprego foi Roraima, que viu um aumento de 1,7 ponto percentual, indo de 4,9% em 2022 para 6,6% em 2023. Ao mesmo tempo, oito estados viram suas taxas de desocupação atingirem mínimas históricas, incluindo Rio Grande do Norte, Alagoas, e Tocantins.

A média nacional da taxa de desemprego caiu de 9,6% em 2022 para 7,8% em 2023, mostrando uma queda significativa de 1,8 ponto percentual. As maiores reduções foram registradas em estados como Acre, Maranhão, e Rio de Janeiro.

Ao analisar o quarto trimestre de 2023, a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, observou que apenas dois estados apresentaram quedas estatisticamente significativas na taxa de desemprego. Em nível nacional, a taxa de desemprego caiu de 7,7% para 7,4%.

Apesar desses números positivos, a desigualdade de gênero persiste no mercado de trabalho, com a taxa de desemprego para mulheres se mantendo consideravelmente mais alta do que a dos homens. Além disso, as mulheres ainda recebem, em média, salários 20% menores do que seus colegas do sexo masculino.

Em relação à desigualdade racial, os dados também mostram uma disparidade preocupante, com taxas de desemprego significativamente mais altas para negros e pardos em comparação com brancos. Além disso, o desemprego de longo prazo é uma realidade para mais de 1,8 milhão de brasileiros.

Apesar dessas preocupações, a participação dos idosos no mercado de trabalho parece ter voltado aos níveis pré-pandêmicos, enquanto a participação dos jovens ainda está abaixo do que era antes da crise sanitária.

Esses dados evidenciam a complexidade do cenário atual do mercado de trabalho no Brasil, mostrando que, apesar de alguns sinais encorajadores, ainda há desafios significativos a serem enfrentados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo