Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – “Municípios do Alto Tietê Receberão Capacitação Especializada para Início da Vacinação Contra a Dengue”

Municípios do Alto Tietê receberão capacitação especializada para início da imunização

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) enviou 79,4 mil doses de vacina contra a dengue ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes, nesta quinta-feira (15), para que sejam distribuídas aos 11 municípios do Alto Tietê, previamente definidos pelo Ministério da Saúde.

A diretriz do Programa Nacional de Imunizações, definida pelo órgão federal, diante do número limitado de doses, orienta que a vacinação seja iniciada em crianças com idades entre 10 e 11 anos, nos 11 municípios do Alto Tietê. De acordo com as informações, 34.270 doses serão destinadas para Guarulhos; 8.409 para Suzano; 800 para Guararema; 10.960 para Itaquaquecetuba; 4.994 para Ferraz de Vasconcelos; 12.143 para Mogi das Cruzes; 2.834 para Poá; 2.343 para Arujá; 1.423 para Santa Isabel; 821 para Biritiba-Mirim e 419 para Salesópolis.

Em alinhamento com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems), os municípios selecionados também receberão capacitação sobre a estratégia de vacinação, que será ministrada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira (16), às 11h. A aplicação da vacina seguirá calendário e estratégia dos próprios municípios.

Além disso, é importante que a população saiba identificar os sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas, dores musculares e articulares. Outras recomendações incluem a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, como a eliminação de pratos de plantas que acumulem água, descarte consciente de pneus, retirada de objetos que acumulem água nos quintais, verificação de vazamentos, entre outras medidas preventivas, que ajudam na luta contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Com essa iniciativa, a expectativa é que a vacinação ajude a reduzir os casos de dengue na região, melhorando a saúde e qualidade de vida dos moradores dos 11 municípios do Alto Tietê. A capacitação especializada também visa garantir que a imunização seja feita de maneira eficiente e segura, seguindo as diretrizes estabelecidas para a ação.

Sair da versão mobile