Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ribeirão Pires intensifica combate à dengue com visitas casa a casa e vistorias de agentes de endemias

O município de Ribeirão Pires, localizado na região metropolitana de São Paulo, está intensificando o combate à dengue por meio do trabalho dos agentes de combate a endemias. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Ribeirão Pires, as equipes estão realizando visitas casa a casa, vistorias em pontos estratégicos e atendimento de denúncias desde o início do ano.

As atividades de combate à dengue têm sido conduzidas por meio da chamada Atividade de Densidade Larvária (ADL). Até o momento, foram realizadas aproximadamente 1.200 visitas casa a casa, além de vistorias em locais considerados prioritários devido à presença de casos da doença. Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre medidas preventivas, entregam materiais informativos e realizam vistorias em áreas que podem propiciar o acúmulo de água.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires, Paulo Sérgio França, ressaltou a importância das ADL para alertar a população sobre as principais medidas de combate à dengue. Segundo França, é fundamental que o combate ao Aedes Aegypti seja uma ação conjunta entre poder público e sociedade civil.

Além das ações de conscientização e vistoria, a Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu do Governo do Estado novos potes de larvicidas. Esses produtos serão utilizados para tratar focos fixos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, como piscinas, poços, pneus e caçambas.

No que diz respeito às denúncias, o Centro de Controle de Zoonoses atuou recentemente para atender a uma ocorrência de acúmulo de lixo em uma residência. Quando irregularidades dessa natureza são identificadas, os moradores são notificados e têm um prazo de 15 dias para realizar a limpeza do local, sob pena de multa. A população pode realizar denúncias de focos de proliferação do Aedes Aegypti por meio do telefone (11) 4824-3748.

Com a intensificação das ações de combate à dengue, Ribeirão Pires busca prevenir a propagação do mosquito transmissor da doença e, consequentemente, proteger a população local de uma possível epidemia.

Sair da versão mobile