Dengue causa 15 mortes em São Paulo e vacinação é iniciada em duas cidades da Região Metropolitana.

Nesta sexta-feira (16), o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo confirmou 15 óbitos por dengue em todo o estado, elevando o total de mortes causadas pela doença para um preocupante patamar. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP), já são mais de 158.500 notificações da doença e 55.300 casos confirmados.

As mortes foram registradas em 10 municípios de SP, com destaque para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Pederneiras, Marília, Bebedouro, Tremembé, a capital, Guarulhos, Bauru e Registro, onde os óbitos tiveram ocorrência.

Além disso, de acordo com o Painel de Monitoramento do Governo, mais de 42.000 casos de dengue estão em processo de investigação, enquanto outros 97.871 são considerados prováveis. Há ainda 21 óbitos sob investigação para determinar se há uma relação com a doença.

A faixa etária mais afetada pela dengue se concentra entre os 20 e 49 anos de idade, representando a maior incidência de casos confirmados. Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes com dengue incluem febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea, vômito, entre outros.

Em relação à vacinação, duas cidades da Região Metropolitana de São Paulo, Santa Isabel e Guararema, devem iniciar a imunização contra a dengue a partir de terça-feira (20). A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) já enviou 79,4 mil doses de vacina ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes, que serão distribuídas para os municípios.

Além disso, outras nove cidades do estado estão na lista do Ministério da Saúde para receber os imunizantes: Guarulhos, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Biritiba-Mirim e Salesópolis.

A situação da dengue no Brasil também é alarmante. O país já registrou 90 mortes pela doença até o momento, com mais de 532.921 casos prováveis. Dentre esses, 340 mortes estão sendo investigadas para confirmar a relação com a dengue. O número de casos registrados é 313,6% maior do que no ano passado, com Minas Gerais liderando o ranking, seguido por São Paulo e o Distrito Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo