Audaciosos fugitivos de penitenciária em Mossoró aproveitam Carnaval para escapar em fuga habilidosa

Na última terça-feira (12), dois detentos conseguiram fugir da penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte, através de um buraco feito na parede de uma cela. A passagem foi feita onde ficava uma luminária, que não tinha estrutura protegida por uma laje de concreto, mas feita de alvenaria comum. Essa facilidade de acesso permitiu que os fugitivos chegassem até o local da manutenção do presídio, onde estão máquinas, tubulações e toda a fiação.

De lá, a dupla alcançou o teto do prédio, que também não tinha nenhuma laje de concreto ou sistema de proteção. Aproveitando a oportunidade, os fugitivos encontraram ferramentas que estavam sendo usadas na reforma interna do presídio e facilmente ultrapassaram o tapume de metal que protegia o local da reforma.

Com um alicate para cortar arame, os detentos conseguiram passar pela grade que impedia o acesso ao lado externo do presídio. Essa fuga, que ocorreu na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (14), segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foi possível devido ao relaxamento das pessoas durante o Carnaval.

Apesar de terem sido vistos por moradores na manhã desta sexta-feira (16), as buscas pelos fugitivos continuam na região de Mossoró. A polícia utilizou o modelo de tênis usado por detentos para comparar com as pegadas encontradas no local da fuga, e acredita-se que eles ainda estejam na região. A expectativa é que sejam capturados ainda nesta sexta-feira.

A fuga dos detentos levanta questões sobre a segurança da penitenciária de Mossoró, uma vez que a facilidade com que conseguiram escapar mostra a fragilidade das instalações e a suposta falta de monitoramento das câmeras de segurança. A polícia está fazendo a perícia de tudo que foi encontrado para dar prosseguimento às investigações e tentar localizar e prender os fugitivos.

Espera-se que essa fuga sirva de alerta para que sejam tomadas medidas mais eficazes de segurança nas penitenciárias brasileiras, a fim de evitar que situações como essa se repitam no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo