Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – “Fatecs recebem mais de 90 mil estudantes para início do ano letivo, com incorporação de novos cursos e semana de planejamento pedagógico”

As 77 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) iniciam as atividades do ano letivo de 2024 nesta quinta-feira (15) em todas as regiões paulistas. As unidades vão receber cerca de 90 mil estudantes, sendo mais de 19 mil calouros – 14,5 mil ingressantes pelo Vestibular e outros 4,8 mil pelo Provão Paulista Seriado, novo modelo de avaliação do Governo de São Paulo que permite acesso direto de alunos da rede pública a cursos superiores gratuitos.

O coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves, destaca que a cada semestre as Fatecs oferecem a milhares de jovens a oportunidade de acesso a uma educação profissional pública e de qualidade. “O tecnólogo formado pelas Fatecs desenvolve competências e habilidades para melhorar os processos de gestão e inovação tecnológica, com o uso ou criação de novas tecnologias na solução de problemas complexos”, ressalta.

Neste primeiro semestre de 2024, as Fatecs passam a contar com mais três opções de graduação, totalizando 93 cursos superiores de tecnologia. Duas delas são oferecidas pela Fatec São Paulo: Paisagismo e Jardinagem, com 40 vagas, à tarde; e Produção Cultural, com 40 vagas, no período da manhã. A terceira opção, Ciência de Dados para Negócios, é ministrada na Fatec Votorantim, localizada na Região de Sorocaba, com 35 vagas no período da noite.

Segundo Alves, a ampliação do catálogo de cursos é fundamental para atender às constantes atualizações dos diversos setores produtivos. “Desta forma, mantemos a oferta de formação profissional e tecnológica de qualidade em sintonia com as demandas da sociedade”, comenta.

Na Fatec Bauru, veteranos e ingressantes foram recebidos com um painel “instagramável” para tirarem fotos, televisores com informações referentes aos horários de aulas e mapa da unidade com a localização das salas para os calouros. Na Fatec Araras, na Região de Campinas, o primeiro dia de aula conta com o espaço “instagramável”, além de palestras, tour pelo campus e apresentações musicais aos estudantes.

Outra unidade, a Fatec Jundiaí, organizou um tour para que os calouros conhecessem o campus e participassem de palestra para orientação sobre temas como uso de drogas, assédio, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e defesa cibernética. Já a Fatec Pompeia, localizada na Região de Marília, promoveu um encontro de integração aos estudantes por meio do Fatec Day em 20 de fevereiro. O evento abordou temas relevantes para o desenvolvimento profissional e social, com enfoque especial no papel das mulheres no setor agrícola.

Para preparar a equipe de gestores, professores e demais servidores, a Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS) promoveu a Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico (SPAP), que teve como tema Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Nos dias 1º e 2 de fevereiro, foram realizadas duas mesas-redondas virtuais com a participação de especialistas no assunto.

De 5 a 9 de fevereiro, a SPAP continuou internamente em cada Fatec, com reuniões dos diretores com a equipe de coordenadores, professores e servidores e diversas atividades. As palestras ministradas na Fatec Sorocaba abordaram temas como competências socioemocionais do tecnólogo e inteligência artificial na educação. Também foram oferecidas capacitações sobre plano de ensino por competências e oficina sobre tecnologias digitais aplicadas à educação. Além disso, a Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra Assédio Moral e Sexual (Copams) e a Ouvidoria da instituição apresentaram-se.

A Fatec Tatuí, na mesma região, organizou palestras sobre como implantar a cultura maker nos cursos superiores de tecnologia, desenvolvimento de pessoas e trabalho em equipe, fluxo da comunicação e integração de dados no ambiente administrativo. Enquanto a Fatec São José do Rio Preto optou por palestras sobre Cultura Maker. Já a Fatec Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo, promoveu relatos de experiências e práticas de sala de aula.

O início das aulas nas Fatecs representa um importante marco para o desenvolvimento profissional e social dos estudantes paulistas, assim como o aprimoramento dos docentes e demais profissionais envolvidos no processo de ensino. Este novo semestre é uma oportunidade valiosa para troca de conhecimentos e alinhamento de práticas pedagógicas, conforme destaca o diretor da Fatec Sorocaba, Adilson Rocha. Assim, espera-se que o semestre seja produtivo, repleto de aprendizado, colaboração e realizações.

Sair da versão mobile