Bolsas européias têm desempenho misto à medida que o Reino Unido entra em recessão e previsões da zona do euro são revisadas.

Na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024, as bolsas europeias abriram sem direção única, refletindo uma série de balanços de empresas do continente, bem como dados que apontam a entrada do Reino Unido em recessão e novas projeções para o crescimento e inflação na zona do euro.

Por volta das 7h15 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,59%, atingindo a marca de 488,12 pontos. Esses números foram influenciados pelos últimos resultados financeiros divulgados pelas empresas da região.

Na França, a Renault viu suas ações subirem 6,5% após a montadora francesa registrar lucros em 2023. Já a Stellantis, também do setor automotivo, anunciou lucros e receitas recordes no ano anterior, o que impulsionou suas ações em 4,5% em Milão. Enquanto isso, o banco alemão Commerzbank superou as previsões de lucro trimestral, resultando em um aumento de 2,8% em suas ações em Frankfurt. Por outro lado, a Airbus teve um desempenho decepcionante em lucro e Ebitda ajustado, o que resultou em uma diminuição de 0,8% nas ações da fabricante de aeronaves.

Além dos balanços das empresas, a atenção se voltou para o Reino Unido, que entrou em recessão técnica depois que seu Produto Interno Bruto (PIB) encolheu pelo segundo trimestre consecutivo, com uma queda de 0,3% no último trimestre de 2023. Essa fraqueza na economia britânica aumenta a possibilidade de que o Banco da Inglaterra (BoE) comece a reduzir os juros mais cedo do que o previsto.

No campo da política monetária, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, enfatizou que o processo de desinflação na zona do euro continuará, mas ressaltou a importância de garantir que a meta de inflação de 2% seja atingida de forma sustentável.

Por fim, a União Europeia reduziu sua projeção de crescimento do PIB da zona do euro de 1,2% para 0,8% em 2024, ao mesmo tempo em que diminuiu a expectativa de inflação do bloco para este ano, de 3,2% para 2,7%.

No cenário europeu, às 7h28 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres tinha alta marginal de 0,03%, enquanto a de Paris avançava 0,80% e a de Frankfurt subia 0,68%. A Bolsa de Milão tinha ganhos de 0,85%, enquanto as de Madri e Lisboa registravam quedas de 0,05% e 0,01%, respectivamente.

Para mais informações, entre em contato com Sergio Caldas através do e-mail sergio.caldas@estadao.com.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo