SÃO PAULO – Linha 12-Safira da CPTM volta a operar normalmente 11 dias antes do previsto após conclusão de obras de melhoria.

Após 11 dias de intensos trabalhos, a Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve sua circulação normal restabelecida nesta quarta-feira (14). A interdição, que começou em 26 de dezembro, aconteceu para a instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), formando dois travessões em formato de X, para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás e permitir maior fluidez na circulação dos trens.

Os testes para liberação entre as Estações Brás e Tatuapé começaram na quinta-feira (8), com as composições circulando sem passageiros, e a operação assistida no sábado (10), com a circulação sendo realizada com passageiros. Todas as etapas foram concluídas com sucesso, e a operação foi entregue 11 dias antes do previsto.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, destacou o esforço das equipes de manutenção e operação para finalizar as obras o mais rápido possível. Além da instalação dos AMVs, foram realizadas obras na rede aérea e em sistemas de sinalização, com todos os equipamentos fabricados exclusivamente para a CPTM, atendendo a todos os requisitos necessários para promover as melhorias esperadas aos passageiros.

A Linha 12-Safira é uma das mais importantes vias de acesso da zona leste de São Paulo e região do Alto Tietê ao centro da capital paulista, ligando as estações Brás, no centro da capital, e Calmon Viana, no município de Poá, totalizando 13 estações ao longo de seus 39 quilômetros de extensão. Em 2023, a linha transportou, em média, 263 mil pessoas por dia útil.

A normalização da circulação é uma grande notícia para os usuários da Linha 12-Safira, que agora poderão contar com a total fluidez dos trens e a segurança proporcionada pelas novas instalações. Com a conclusão dessas obras, a CPTM reforça seu compromisso em promover melhorias constantes para os milhares de passageiros que utilizam diariamente o transporte ferroviário na região metropolitana de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo