Roubos e furtos de celulares têm queda de 48% durante o Carnaval em São Paulo, aponta levantamento

Durante o período do Carnaval de 2024, os roubos e furtos de celulares registrados no estado de São Paulo tiveram uma queda significativa em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados divulgados pelo Governo de São Paulo, a Secretaria da Segurança Pública registrou uma redução de 48% nos incidentes relacionados a dispositivos móveis.

Entre os dias 9 e 14 de fevereiro de 2024, foram registradas 686 subtrações de celulares, sendo 597 furtos e 89 roubos. Em contrapartida, no Carnaval de 2023, as ocorrências somaram 1.320, com 1.163 furtos e 157 roubos. Vale destacar que o levantamento considera apenas os casos em que as vítimas indicaram que o crime ocorreu em eventos carnavalescos.

Ademais, a queda não se restringe apenas aos eventos de Carnaval, mas também se estende para as ocorrências gerais de roubos e furtos de celulares no mesmo período, apresentando um declínio de 9,3% em comparação ao ano anterior. A Polícia Civil recebeu 3.159 queixas relacionadas à subtração de celulares durante o Carnaval de 2024, em contraste com as 3.486 ocorrências de 2023.

Para combater os crimes durante os dias de festa, as Polícias Civil e Militar realizaram uma força-tarefa e destacaram cerca de 20 mil policiais para garantir a segurança dos foliões em todos os 645 municípios de São Paulo. Além disso, a Polícia Civil atuou de forma inédita, com agentes presentes diretamente nos blocos, resultando na prisão de 54 suspeitos, na recuperação de 183 aparelhos celulares e na apreensão de 598 cartões bancários.

Já a Polícia Militar adotou a estratégia de policiais à paisana circulando entre o público para observar atitudes suspeitas e prevenir crimes, sob a coordenação do Centro de Operações da PM (Copom). Durante o período carnavalesco, o Copom recebeu 299 chamados relacionados a furtos e roubos de celulares na capital, representando uma queda de 68% em comparação ao ano anterior, quando foram registrados 955 acionamentos.

Além disso, a atuação da PM resultou na prisão de 622 pessoas, sendo 148 detidos procurados pela Justiça, na apreensão de 47 armas e na retirada de mais de 600 quilos de drogas das ruas durante o Carnaval de 2024. Esses números demonstram o engajamento e esforço das forças policiais para garantir a segurança dos cidadãos durante o período festivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo