Lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, baseada na Carta Encíclica Fratelli Tutti, convida brasileiros à fraternidade universal.

A Campanha da Fraternidade 2024 foi lançada nesta Quarta-feira de Cinzas (14), durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília. O tema escolhido para este ano é “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema é “Vós sois todos irmãos e irmãs”, baseado em Mateus 23,8. O objetivo é promover a reflexão e o entendimento sobre a importância da fraternidade e da amizade social na sociedade atual. Esta campanha em específico marca 60 anos de tradição, tendo sido lançada pela primeira vez em 1962.

A temática da Campanha da Fraternidade foi inspirada na Carta Encíclica Fratelli Tutti, divulgada pelo Papa Francisco em outubro de 2020, na cidade italiana de Assis. Durante o lançamento da campanha, foi exibido um vídeo do Papa Francisco, no qual ele convida os brasileiros a reconhecerem a importância da fraternidade universal durante o período da Quaresma. O Papa ressaltou a necessidade de estender o amor a todos e de vencer fronteiras e barreiras geográficas e espaciais.

O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, explicou que o tema e o lema foram escolhidos há dois anos pelos religiosos brasileiros, visando abordar a realidade do povo brasileiro, marcada por divisões, polarização, indiferença, ódio e violência. A Campanha da Fraternidade 2024 representa, segundo ele, uma oportunidade de fortalecer o compromisso de cuidado com o próximo e de promover ações que combatam as divisões e os conflitos.

O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, enfatizou que a Campanha da Fraternidade 2024 é um momento de fortalecimento do compromisso de cuidado com outras pessoas, chamando atenção para a necessidade de atuar em prol daqueles que mais precisam. Ele também celebrou as seis décadas ininterruptas da ação evangelizadora em nível nacional, destacando a importância das propostas que unem todas as dioceses e a nação inteira.

A história da Campanha da Fraternidade teve início na arquidiocese de Natal, em 1962, e se estendeu para todo o Brasil em 1964. O tema escolhido para o primeiro ano foi “Lembre-se: você também é Igreja”. Durante esses 60 anos de existência, a campanha busca promover uma vivência eclesial que busca a conversão pessoal, comunitária e social, junto com propostas que unam todas as dioceses e a nação inteira. É um trabalho de solidariedade e coragem que busca transformar vidas e denunciar injustiças.

Com esse histórico, a Campanha da Fraternidade 2024 busca continuar a inspirar e mobilizar a sociedade brasileira para a reflexão sobre a importância da fraternidade e da amizade social, promovendo ações concretas para a construção de uma sociedade mais acolhedora e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo