O novo sistema foi introduzido no meio do ano passado e trouxe não apenas agilidade no processo de emissão da CNH digital em até 24 horas, mas também fortaleceu a confiabilidade e transparência em todas as etapas do processo. De acordo com o Detran-SP, o número de exames práticos realizados com tablets aumentou para 941.436 até o final de janeiro em todo o estado. Nos últimos 30 dias, o percentual alcançou a marca de 98,28% com o novo suporte eletrônico. Em comparação, apenas 148.740 exames foram realizados manualmente. O total de aprovados com a utilização de prova eletrônica atingiu 617.269, perfazendo uma média de 65,25%.
O uso do tablet, aliado ao software, garante a eficiência operacional, uma vez que só permite a realização das provas após uma série de comprovações, tais como a validação facial do examinador de trânsito e do candidato, validação de assinaturas, controle do tempo do exame e marcação de faltas. Além disso, o tablet lança diretamente ao sistema do Detran o resultado da avaliação, contribuindo para a segurança do processo.
A diretora de Habilitação do Detran-SP, Talita Rodrigues, ressaltou que a segurança do sistema é uma prioridade. Antes da implementação do novo sistema, os candidatos aprovados tinham que esperar até uma semana para receber o documento impresso. Agora, a CNH digital fica disponível já no dia seguinte, proporcionando uma experiência mais eficiente e rápida. O software permite uma avaliação precisa e imediata, assegurando um processo seguro e livre de fraudes.
A utilização do software mais seguro e de fácil manuseio tem recebido aprovação dos candidatos e dos avaliadores, que destacam a rapidez e a praticidade do novo sistema. Essa evolução é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada para promover segurança, eficiência e transparência em processos tão importantes quanto a emissão da CNH.
Por fim, o Detran-SP ressalta que a implementação desse novo sistema é um passo importante no avanço tecnológico na área de trânsito e contribui diretamente para a melhoria na qualidade e na segurança dos processos de avaliação para a obtenção da habilitação.