O Carnaval no Uruguai: murgas, fantasias e maquiagens vibrantes como expressão artística e crítica social afiada.

O carnaval no Uruguai é marcado pelas apresentações das murgas, que se destacam pela crítica social afiada e pelas fantasias e maquiagens surpreendentes. Esta manifestação artística é considerada a personificação da essência artística dos uruguaios, atraindo foliões que se vestem com roupas vibrantes para participar dos desfiles.

A murga é mais do que um simples show cênico, é uma expressão artística que envolve muitos níveis de símbolos e códigos. A costureira Lúcia Silva, que há mais de uma década faz trajes para a murga, afirma que os trajes têm um peso importante, funcionando como uma espécie de cenário que dá um quadro estético para o espetáculo. Toda a construção do espetáculo murguero leva meses, com discussões sobre conceitos artísticos, letras, fantasias e maquiagem.

Segundo a maquiadora Paloma González, a criação começa sempre com a ideia do que se quer dizer ou qual o significado por trás da apresentação, e a forma e o meio seguem de maneiras diferentes. A partir daí, a fantasia, o cenário e toda a produção são construídos em equipe, de forma coletiva.

O diretor da murga Doña Bastarda, Pablo “Pinocho” Routin, explica que ao trabalhar com o cliente que desenha, eles estão desenvolvendo as linhas do show, definindo a narrativa e o caminho que as fantasias seguirão ao longo dos 45 minutos de apresentação da murga.

Todo o espetáculo é apresentado durante o mês de fevereiro, levando o público a uma experiência cultural e artística única. As murgas se tornaram uma tradição no carnaval uruguaio, atraindo a atenção de foliões e espectadores que buscam apreciar e se engajar em uma forma de expressão artística e crítica social vibrante. As cores, sons, letras e performances se unem para criar um espetáculo coerente e poderoso, que conquista e entretém o público a cada ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo