Baixa de estoque de sangue no ABC preocupa hospitais; doações são essenciais para abastecer região nos próximos meses

A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) divulgou que os estoques de sangue na região do ABC paulista estão baixos, com capacidade suficiente para abastecer os hospitais por apenas 10 dias, enquanto o ideal seria trabalhar com uma margem de 20 dias. A informação foi dada por Solange Rios, gerente administrativa da Colsan. Segundo ela, o tipo de sangue Rh Negativo (A, B, AB e O) e O Rh positivo são os com menor porcentagem no estoque.

A situação é preocupante, já que todos os municípios do ABC estão com escassez de doadores, especialmente Mauá e São Caetano. No mês de janeiro, o posto de coleta do Hospital Mário Covas, em Santo André, atendeu a 77% da capacidade, enquanto no Hemocentro de São Bernardo atingiu 80% e em Mauá foi registrado apenas 42% das bolsas de sangue. Já no posto de coleta de São Caetano, apenas 42% das coletas foram realizadas.

Para tentar aumentar as doações, a Colsan tem buscado realizar campanhas em escolas, instituições e comércios, além de entrar em contato com os familiares de pacientes. Solange Rios destaca que esses processos são praticamente realizados diariamente.

Durante o período de Carnaval, todos os postos de coleta da região estarão abertos, exceto no domingo (11/02) e terça-feira (13/02).

No ABC, existem quatro pontos de doação de sangue da Colsan: em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá. Os locais e horários de atendimento são os seguintes:

– Hospital Estadual Mário Covas – Santo André: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h, exceto feriados. O atendimento é limitado a 180 candidatos aos sábados. Estacionamento gratuito no local.
– Hemocentro Regional – São Bernardo: de segunda a sábado, das 8h às 15h30, exceto feriados.
– Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma – São Caetano: de segunda a sábado, das 8h às 12h, exceto feriados.
– Posto de Coleta  Mauá: de segunda a sábado, das 8h às 12h30, exceto feriados.

Os requisitos para doar sangue são:

– Portar documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação).
– Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos.
– Pesar acima de 50 quilos.
– Estar em boas condições de saúde.
– Estar alimentado, porém ter evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.

Para mais informações sobre locais e horário para doações, acesse o site da Colsan.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo