Desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro começam neste domingo, com enredos baseados em literatura e cultura brasileira.

Os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro começaram neste domingo (11) na Sapucaí, e a expectativa para as apresentações é grande. Das 6 escolas que irão desfilar, 3 terão enredos baseados em obras literárias, trazendo à avenida a mitologia yanomami, lendas portuguesas e o carnaval de Maceió.

A primeira a se apresentar é a Porto da Pedra, escola de São Gonçalo que está de volta ao grupo especial após 12 anos. Com o enredo “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, a escola promete contar a história do almanaque que foi o livro mais lido por dois séculos no Brasil, trazendo um enredo que remete à Europa medieval e à brasilidade.

Com 22 alas, 6 alegorias e a presença de 2.800 componentes, o desfile da Porto da Pedra promete grandiosidade e representatividade, com a modelo Tati Minerato como rainha de bateria.

Em seguida, a Beija-Flor de Nilópolis busca encerrar um jejum de vitórias com o enredo “Um Delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, trazendo a história de Benedito dos Santos, conhecido como Rás Gonguila, fundador do bloco Cavaleiro dos Montes.

A Salgueiro, terceira escola a se apresentar, traz um tema atual em seu enredo “Hutukara”, abordando a mitologia yanomami e defendendo os povos originários e a floresta amazônica. Com 26 alas, 6 alegorias e a participação da atriz Viviane Araújo como rainha de bateria, a escola promete um desfile marcante.

A Acadêmicos do Grande Rio retorna à avenida com o enredo “Nosso Destino É Ser Onça”, inspirado no livro “Meu Destino É Ser Onça” (Ed. Record, 2009), de Alberto Mussa, e contando com a atriz Paolla Oliveira como rainha de bateria.

A Unidos da Tijuca, com o enredo “O Conto de Fados”, apresentará uma viagem a Portugal por meio de fábulas e lendas, contando com a participação da cantora Lexa como rainha de bateria. Já a Imperatriz Leopoldinense, atual campeã, aposta no enredo “Com a Sorte Virada para a Lua, Segundo o Testamento da Cigana Esmeralda”, baseado em um cordel de Leandro Gomes de Barros, e com o carnavalesco Leandro Vieira, que comemorou títulos nos últimos anos.

Com enredos tão diversificados e grandiosos, a expectativa para os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro é grande, prometendo uma noite de muita emoção e beleza na Sapucaí.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo