SÃO PAULO – Governo de SP oficializa Comitê de Ações Preventivas da Política sobre Drogas para traçar propostas e políticas públicas de prevenção

Nesta sexta-feira (9), o Governo de São Paulo oficializou a formação do Comitê de Ações Preventivas da Política sobre Drogas, um grupo composto por pesquisadores, especialistas, médicos, representantes de organizações da sociedade civil e membros do poder público estadual e municipal. O objetivo do comitê é apresentar sugestões eficazes de políticas públicas de prevenção ao uso de drogas.

A cerimônia de oficialização dos integrantes do comitê foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador em exercício Felicio Ramuth, que ressaltou a importância histórica da criação do grupo. Ramuth destacou que, historicamente, as políticas públicas de prevenção ao uso de drogas nunca receberam a devida atenção, e que o papel do comitê será fundamental para a revisão de comportamentos, conceitos e práticas relacionadas ao tema.

Com a oficialização dos convidados, o comitê passará a se reunir quinzenalmente para traçar propostas, programas e projetos que tenham eficácia comprovada cientificamente. Neste momento, a prioridade do comitê é direcionada para crianças, adolescentes e famílias com vulnerabilidade social, com foco na cidade de São Paulo, mas a ideia é que outras cidades sejam incluídas nas discussões em fases posteriores.

O governador em exercício também ressaltou que não haverá limitação orçamentária para a política de prevenção e que as ideias propostas pelo comitê serão colocadas em prática o mais rápido possível, com acompanhamento próximo de sua efetividade.

A criação do comitê é um complemento da Política Estadual sobre Drogas, instituída em 2019, que estabeleceu diretrizes voltadas para educação, saúde, assistência social, justiça, desenvolvimento econômico, habilitação e segurança no enfrentamento à temática do uso de drogas. O decreto que regulamentou a lei foi publicado em abril do ano passado.

Com a formação do Comitê de Ações Preventivas da Política sobre Drogas, o Governo do Estado de São Paulo reforça seu compromisso com a prevenção ao uso de drogas, buscando traçar estratégias eficazes e baseadas em evidências científicas para proteger crianças, adolescentes e famílias vulneráveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo