Com a chegada do Carnaval, os municípios do litoral e do interior do Estado de São Paulo estão se preparando para oferecer aos turistas novas e inovadoras opções para celebrar a data festiva.
Diferentemente da folia que cresceu nas ruas de São Paulo, impulsionada por blocos, desfiles e marchinhas que atraíram mais de 15 milhões de pessoas, em outras regiões do Estado a festa oferece programação variada para aqueles que buscam curtir uma folia diferente. No interior, os turistas têm a chance de conhecer um pouco das marchinhas históricas da região ou se envolver em causas sustentáveis. Já no litoral, a festa é mais colorida, com direito a embarcações decoradas e roupas feitas de papel crepom para os foliões mergulharem no mar.
Segundo o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, o Carnaval é uma excelente oportunidade para conhecer São Paulo. “O turista, principalmente o que visita São Paulo, seja folião ou não, aproveita a pausa para desbravar novos lugares e conhecer as belezas que nosso estado oferece. São Paulo é rico em diversidade e o Carnaval é um excelente momento para conhecê-lo melhor”, afirmou.
Dentre as opções de cidades de São Paulo para serem exploradas neste Carnaval, destacam-se o Carnamar de São Sebastião, que realiza festa em alto mar, o Banho da Doroteia em Ilhabela, o Carnaval tradicional de São Luiz de Paraitinga, o CarnaPet de Caraguatatuba e o CarnaHelp de Socorro, que promove um Carnaval responsável com atividades para toda a família.
O Carnamar de São Sebastião, em sua 31ª edição, oferece a oportunidade de decorar embarcações e jet skis para desfilar pelo canal de São Sebastião acompanhados de muita música e folia. A cidade de Ilhabela organiza quatro edições do Banho da Doroteia, onde foliões desfilam pela cidade com roupas de papel crepom e finalizam a festa com um mergulho no píer para colorir o mar. São Luiz de Paraitinga oferece um Carnaval tradicional ao som de marchinhas e bonecos gigantes. Em Caraguatatuba, os blocos do Carnaval incluem até mesmo os animais de estimação, com o desfile gratuito do CarnaPet. Já o CarnaHelp de Socorro, traz atividade de plantio de árvores e valorização dos artistas locais e expressões culturais.
Com toda essa variedade e criatividade, o Carnaval no Estado de São Paulo se consolida como uma atração turística para todos os gostos e idades. A festa oferece momentos de diversão, cultura, lazer e também a oportunidade de vivenciar um novo lado do turismo no Estado, promovendo o conhecimento das belezas naturais e culturais que São Paulo tem a oferecer. A previsão é de que este Carnaval seja um dos mais diversificados e atrativos dos últimos tempos, com uma variedade de opções e atrações para todos os públicos.