Ministra da Saúde celebra início da vacinação contra a dengue em crianças no Distrito Federal: “Momento histórico”.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comemorou o início da vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos no Distrito Federal como um momento histórico. Ela ressaltou que a espera por uma vacina para a dengue já dura 40 anos e enfatizou que, mesmo sem epidemia, a vacinação é de extrema importância devido ao status de problema de saúde pública que a dengue detém há muito tempo.

A incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi destacada como uma grande conquista pela ministra, que apontou que a pasta da Saúde está trabalhando em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros laboratórios nacionais para ampliar a produção da vacina, que atualmente é fabricada pelo laboratório japonês Takeda. Além disso, Nísia afirmou que também será apoiada a vacina do Instituto Butantan, que ainda não foi submetida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nísia ainda fez um apelo para que as crianças ajudem na campanha de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, além de estarem atentas aos sinais da doença para não se automedicarem, ressaltando a importância da hidratação. Ela lembrou que a vacinação irá ocorrer mesmo sem surto epidêmico, pois finalmente temos uma vacina vista como eficaz e segura.

A ministra considera que é um avanço significativo o fato de o Brasil estar contribuindo com estudos que estão sendo feitos para avaliar a dose para outras faixas etárias e ressaltou que este é um trabalho que envolve muitas frentes.

Todas essas informações foram compartilhadas durante o início da vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos no Distrito Federal e mostram a importância desse avanço na saúde pública do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo