SÃO PAULO – Editais para programas de difusão cultural abrem oportunidades para fomentar ações artístico-culturais em municípios paulistas

O Estado de São Paulo está investindo em programas de difusão cultural para fomentar, valorizar e difundir as atividades e ações artístico-culturais desenvolvidas pelos municípios paulistas. Em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas lançou quatro editais para programas de difusão cultural, com o intuito de alcançar todos os 645 municípios do Estado.

As inscrições para esses editais ficam abertas até o dia 30 de setembro de 2024 e são voltadas aos municípios e instituições do Estado. Os editais são para inscrição nos programas Difusão Cult SP, Circuito Cult SP, Apoio a Festivais e + Orgulho, com execução até o dia 31 de dezembro de 2024.

O programa Difusão Cult SP prioritiza os 111 municípios não atendidos no último ano, visando levar cultura para todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. A secretária da pasta, Marilia Marton, afirma que a meta deste ano é estar em contato com cada um dos cidadãos, levando o melhor da cultura do Estado para todos.

Além disso, a Secretaria investirá mais de R$ 45 milhões, um aumento de mais de 30% em relação aos investimentos feitos no ano passado. Esse investimento será direcionado para diversas linguagens culturais, como música, teatro, dança, circo, moda e games.

Os editais para os programas Difusão Cult SP, Circuito Cult SP, Apoio a Festivais e + Orgulho possuem novo sistema de inscrição, totalmente digitalizado. Cada um desses programas possui um investimento específico e atende a uma determinada quantidade de municípios ou instituições, visando difundir e valorizar a cultura de forma descentralizada.

Além desses programas, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo adiantou algumas novidades para 2024, como o Revelando SP, que terá cinco edições em 2024, e o FÉstival, que celebra as manifestações culturais da fé cristã e tem previsão para três edições, entre outros programas.

Por meio desses investimentos e editais, o Estado de São Paulo busca ampliar o acesso à cultura e valorizar as atividades artísticas e culturais desenvolvidas pelos municípios paulistas. O objetivo é fortalecer e difundir o potencial criativo e artístico do Estado, formando um ambiente cultural diversificado e inclusivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo