Projeto de Santo André é premiado como uma das melhores iniciativas no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024

O projeto “Água, Câmera e Ação”, desenvolvido em Santo André, acaba de ser reconhecido como uma das três melhores iniciativas no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. A premiação, que existe desde 2016, busca fomentar e reconhecer projetos inovadores, que tenham viés democrático, participativo, de respeito ao próximo e compromisso pelo bem comum.

A iniciativa, que recebeu apoio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), contou com parcerias e recursos de diversas entidades, incluindo a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto Cultural Social Brasil e a Secretaria Municipal de Educação. Durante os anos de 2020 a 2022, o projeto envolveu jovens em três módulos formativos que abordavam conhecimentos e práticas sobre meio ambiente, recursos hídricos, audiovisual e empreendedorismo digital.

Ao todo, foram produzidos 48 curtas-metragens e 12 making-ofs como resultado do “Água, Câmera e Ação”. Além disso, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promoveu cinedebates, apresentando as produções e promovendo discussões sobre sustentabilidade e recursos hídricos. O encerramento do projeto aconteceu em formato de seminário, contando com a participação de 150 pessoas.

O reconhecimento do projeto não para por aí. A iniciativa também ganhará um livro, detalhando toda a experiência e o passo a passo das atividades, com previsão de lançamento para março. Além disso, a equipe de educação ambiental da autarquia fará uma exposição oral do trabalho durante o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontecerá em Curitiba (Paraná) em maio.

“Água, Câmera e Ação” se destaca como uma iniciativa exemplar de educação ambiental e audiovisual, demonstrando o potencial de engajamento e aprendizado de jovens quando envolvidos em projetos que abordam temas relevantes para o meio ambiente e a sociedade. A premiação recebida destaca a importância do projeto e seu impacto positivo na formação dos participantes, além de servir como exemplo e incentivo para outras iniciativas semelhantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo