Senado votará com urgência projeto que restringe saída temporária para presos condenados em regime semiaberto.

O Senado votará com urgência o projeto de lei que visa restringir o benefício da saída temporária para presos condenados. O requerimento de urgência foi aprovado em Plenário nesta quarta-feira (7), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou que a matéria será pautada em momento oportuno, com previsão para entrar na pauta do Plenário na semana após o Carnaval.

A votação do projeto vem sendo pressionada por parlamentares, especialmente após a morte de um policial militar em janeiro. O autor do disparo estava nas ruas por causa da saída temporária de Natal. O requerimento foi aprovado com os votos contrários de alguns senadores, que expressaram suas razões para tal.

Jorge Kajuru, por exemplo, afirmou ser a favor do projeto, mas argumentou que os presos com bom comportamento não podem pagar pelos erros de outros. Ele também defendeu a discussão da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Outros senadores, como Magno Malta, também defenderam a votação do texto com a maior brevidade possível, ressaltando a urgência e a necessidade do projeto para o país.

A discussão do projeto também envolveu críticas ao Ministério Público Federal, que se manifestou contra o fim das saídas temporárias. O senador Jorge Seif criticou a posição do MPF, considerando-a inadequada e sugerindo que os membros do órgão se candidatem para cargos legislativos se desejam legislar.

Além da revogação da saída temporária, o projeto trata de outros temas, como a exigência de exame criminológico para a progressão de regime de condenados. Segundo o texto, um apenado só terá direito ao benefício se ostentar boa conduta carcerária, comprovada pelo diretor do estabelecimento e pelos resultados do exame criminológico.

O debate em torno do projeto demonstra a complexidade e a sensibilidade do tema, que envolve questões de segurança pública, ressocialização dos presos e respeito aos direitos humanos. A decisão final sobre o projeto e suas possíveis consequências para o sistema penal brasileiro deverá ser acompanhada de perto pela sociedade e pelos especialistas no assunto.

O anúncio da votação do projeto com urgência pelo Senado desperta expectativas e incertezas sobre como as mudanças propostas podem impactar o sistema prisional e a segurança pública como um todo. O tema certamente continuará sendo debatido e acompanhado de perto nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo