Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – “Desenvolvimento sustentável: Colégio em São Paulo instala sistema fotovoltaico com apoio da Desenvolve SP”

O Brasil enfrenta um cenário econômico desafiador, com previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,4% para este ano. Essa é a constatação do Instituto de Finanças Internacionais, que destaca a necessidade das empresas buscarem novas oportunidades de negócios para se destacarem nesse momento de incertezas.

De acordo com o relatório “Tendências de Empreendedorismo 2024” do Sebrae Nacional, a tecnologia, inovação, sustentabilidade, compartilhamento e empreendedorismo social são as cinco apostas para novos negócios nos próximos anos.

A sustentabilidade, em especial, tem ganhado relevância, conforme relatam os empreendedores que buscaram soluções para problemas dos clientes, percebendo a demanda por ações sustentáveis. A pandemia, ao fazer com que mais pessoas ficassem em casa, evidenciou a diminuição das agressões ao meio ambiente, o que tem sido encarado de forma positiva, segundo o relatório.

E, dentro desse contexto, a energia solar fotovoltaica tem se destacado. O Estado de São Paulo encerrou 2023 na liderança do ranking nacional da geração distribuída de energia solar, com a instalação de um sistema fotovoltaico no Colégio Paulo de Tarso, que conta com 37 anos de história. O sistema conta com 72 placas distribuídas em diferentes módulos, visando a geração de energia limpa e a redução dos impactos ambientais.

A iniciativa do colégio ganhou apoio da Desenvolve SP, agência de fomento paulista ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que disponibiliza linhas de crédito acessíveis para iniciativas que promovam a descarbonização e o crescimento econômico sustentável.

Com a possibilidade de taxa mais baixa, o sistema fotovoltaico tornou-se uma opção viável para o Colégio Paulo de Tarso, que viu nessa iniciativa uma forma de reduzir seus custos com energia elétrica em até 80%. A história do colégio até serve de exemplo para outras micro, pequenas e médias empresas, e municípios paulistas que podem acessar as linhas de crédito da Desenvolve SP para investir em projetos sustentáveis, promovendo a descarbonização e contribuindo para a redução das emissões de CO² e o impacto ambiental.

A disponibilidade de recursos para projetos de energia solar e outras iniciativas sustentáveis revela um compromisso sério do governo de São Paulo com o meio ambiente. Através da Desenvolve SP, são oferecidas linhas de crédito com taxas atrativas e prazos de pagamento que visam estimular o crescimento econômico de forma sustentável.

Esses investimentos promovem a descarbonização e estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que buscam assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos, além de reduzir as emissões de CO² e seu impacto ambiental.

Dessa forma, as linhas de crédito da Desenvolve SP representam uma oportunidade para empresas e municípios paulistas se engajarem em uma economia sustentável, investindo em energia solar, tecnologia e iniciativas que promovam a sustentabilidade e a redução das emissões de CO².

Sair da versão mobile